Vila de Rei: Vila de Rei: Município adota medidas estratégicas para diminuição dos consumos de água

27/12/2021 às 14:36

O Município de Vila de Rei “tem vindo a apostar numa política de racionalização de consumos de água” e, nesse âmbito, e em articulação com as diretrizes do Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água, deu início ao processo de instalação de redutores de caudal de água em diversos Edifícios Municipais, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais associados ao elevado consumo de água.

Numa primeira fase, os edifícios selecionados para se proceder à instalação de redutores de água foram: Biblioteca Municipal, Edifício dos Paços de Concelho, Museus, Residência de Estudantes e Piscina Municipal.

A instalação destas peças irá permitir uma poupança de aproximadamente 86% do consumo de água sem necessidade de trocar torneiras. Ou seja, num minuto, numa torneira sem redutor pode consumir-se até 14 litros de água, já numa torneira com redutor o consumo durante o mesmo minuto é de 2 litros de água.

No caso dos chuveiros o seu fluxo é reduzido aproximadamente em 64%, em relação aos chuveiros existentes.

De realçar que os redutores de caudal são peças que reduzem a quantidade de água que passa e substituem a água retirada por ar, ou seja, torneiras e chuveiros com estes dispositivos libertam uma mistura de água com oxigénio que reduz a quantidade de líquido sem perder a pressão.

Ricardo Aires, presidente da Autarquia vilarregense, sublinha “a importância e significado deste projeto, no sentido da utilização racional de um recurso tão importante como a água e apela aos munícipes para que colaborem e informem os serviços municipais sempre que detetem avarias ou anomalias de abastecimento de água, com vista a uma rápida intervenção na resolução de roturas no sistema de abastecimento de água, minimizando assim as fugas e desperdícios desde bem essencial”.

 

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - dezembro 2022
Jornal de Abrantes - dezembro 2022
PUB