Encontram-se já terminados os trabalhos da terceira fase dos Passadiços do Penedo Furado, que incluíram a construção de um novo miradouro e de um baloiço panorâmico, e que permitem que os Passadiços possam já ser percorridos de forma circular, num total de 2,1 km.
Esta terceira fase dos trabalhos foi adjudicada à empresa MADFORALL - Construções de Infraestruturas em Madeira, Lda, pelo valor de 149.495,56€ + IVA, e incluiu a construção de um novo miradouro, a criação de um baloiço panorâmico e a ligação de mais 700m de passadiços de madeira, entre este novo miradouro e a Praia Fluvial do Penedo Furado (com ligação também ao fóssil da ‘Bicha Pintada’).
No total, as três fases da construção dos Passadiços do Penedo Furado apresentaram um custo de 344.036,16€ + IVA. Da empreitada fazem parte a criação de um circuito de 2,1 km com passadiços de madeira, criação de zonas de descanso (com bancos e miradouros), remoção de grades metálicas já existentes e consequente substituição por madeira, substituição de pontes em betão por pontes em madeira, regularização de piso e, mais recentemente nesta 3ª fase, a construção de um novo miradouro e de um baloiço panorâmico.
Paulo César Luís, vice-presidente da Autarquia vilarregense e responsável pelo pelouro do Turismo, destaca que “desde a sua criação, os Passadiços do Penedo Furado tornaram-se, desde logo, um dos principais pontos turísticos do concelho de Vila de Rei, impulsionando o turismo da região e atraindo milhares de pessoas a este espaço”.
O autarca adiantou que “a conclusão desta 3ª fase vem permitir que todo o circuito se possa fazer de forma circular, melhorando assim a acessibilidade a todos os importantes pontos e miradouros que compõem o espaço envolvente. Juntando a isto, estamos em crer que o novo miradouro e o baloiço panorâmico agora criados vão igualmente tornar-se pontos de referência para os turistas que nos visitam. A conclusão dos Passadiços do Penedo Furado é um importante passo na afirmação do turismo como área importante e essencial na dinamização da economia local, dotando o concelho com novas infraestruturas para continuar a atrair anualmente milhares de pessoas.”