O Município de Vila de Rei foi distinguido na edição de 2020/2021 dos Prémios ‘Autarquia do Ano’, na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais e subcategoria Reciclagem, com o projeto ‘Reciclagem no Centro de Portugal.
A iniciativa pretende distinguir o que de melhor e mais inovador se executa nas freguesias e câmaras do País, numa ação desenvolvida pelo Lisbon Awards Group, com o apoio da publicação ECO.
Ao longo do último ano, o Município de Vila de Rei “continuou a promover boas políticas ambientais, que consolidaram o concelho como líder na recolha seletiva de resíduos entre os Municípios pertencentes à Valnor”. O concelho registou um grande aumento na recolha de resíduos para reciclagem, mesmo em contexto de pandemia. Entre as medidas tomadas, destaca-se também a adesão de Vila de Rei à Plataforma ODSLOCAL – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o lançamento de um Ebook com ‘Conselhos para um Natal mais sustentável’, a entrega de Ecobags às Estruturas Residenciais para Idosos do Concelho, o encaminhamento de resíduos verdes para a produção de energia elétrica, a adesão à campanha de Recolha de Tinteiros e Toners da AMI – Fundação Assistência Médica Internacional, a adesão ao programa Green Grease, a produção de uma campanha para a recolha de óleos alimentares usados, a reorganização de ecopontos para benefício de cidadãos com limitações visuais, o lançamento da campanha para a Recolha de Monos ou a incorporação e encaminhamento de resíduos de construção e demolição.
O presidente da Autarquia vilarregense, Ricardo Aires, mostrou-se “orgulhoso por esta importante distinção, que reconhece o importante e louvável trabalho que o Município de Vila de Rei tem vindo a implementar na área da reciclagem e da sustentabilidade. Este Prémio de ‘Autarquia do Ano’ vem reconhecer este trabalho e dar-nos ainda uma motivação maior para continuarmos a promover políticas que possam reforçar o uso da reciclagem e da reutilização de materiais no nosso concelho. Deixo também um agradecimento especial à comunidade vilarregense, pela forte adesão a todas as campanhas e projetos lançados e pela elevada importância que dão às medidas de sustentabilidade ambiental.”
A segunda edição dos Prémios ‘Autarquia do Ano’ premiou 30 projetos, num total de 10 categorias e 25 subcategorias.