"Neste momento nós temos o incêndio naquilo que é o território de Vila de Rei circunscrito, temos poucos focos de reacendimento e aqueles que houve nós conseguimos debelar, pelo que cumpre-nos agora fazer trabalho de rescaldo e assegurarmos que temos o terreno em condições para não voltar a haver reacendimentos amanhã", disse o vice-presidente de Vila de Rei, Paulo César, em declarações à Antena Livre.
O responsável garantiu que, de momento, não existe nenhum local em risco e que se espera "uma noite calma, contudo com muito trabalho de rescaldo para evitar que amanhã haja reacendimentos".
Paulo César dá conta de que tem indicação de que pelo menos uma casa ardeu no concelho de Vila de Rei. Uma casa que era de segunda habitação e que se localizava na aldeia de Vale da Urra.
Questionado sobre se tem havido descoordenação entre os meios de combate ao incêndio, o autarca respondeu que "no primeiro dia houve claramente falta de meios, houve muitas aldeias que não obtiveram resposta por parte de ninguém" e que "os meios ficaram forçosamente divididos e dispersos", situação que "impossibilitou estar em todo o lado".
No entanto, com o reforço visível durante este domingo, admite ter sido possível "chegar a todos os locais através dos bombeiros, GNR e sapadores e proteger as pessoas e os bens, que é o mais importante".
"Temos de trabalhar muito esta noite para que o pior já tenha passado", concluiu.
Ana Rita Cristóvão