O Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos em 4 de Outubro.
Para assinalar a data, o Bark – Biopark Barquinha faz saber que se tornou na oitava instituição portuguesa a fazer parte da EAZA (European Association of Zoos and Aquariums).
Segundo o promotor, João Paulo Rodrigues, “entramos como Membros Temporários Em Construção, sendo os primeiros no país, por razões históricas da EAZA e outras instituições, a fazê-lo nessa posição”. A EAZA é a maior associação do seu tipo no mundo, abrangendo mais de 400 instituições em 48 países na Europa e Médio Oriente.
Com esta parceria, o Bark passa a poder participar em diversos planos de proteção de espécies em vias de extinção, conhecidos como EEP (European Endangered Program) e em comités de ação à conservação animal, conhecidos como TAG (Taxonomic Advisory Groups).
“Ficamos muito felizes por passar a fazer parte da família da EAZA e o sentimento é reciproco por todas as instituições desta grande família mundial”, afirma João Paulo Rodrigues.
Em Portugal, as outras instituições associadas da EAZA são o Zoo de Santo Inácio (Porto), o Parque Ornitológico de Lourosa (Santa Maria da Feira), Jardim Zoológico de Lisboa, Oceanário de Lisboa, Aquário Vasco da Gama (Lisboa), Zoomarine Algarve (Albufeira) e Zoo de Lagos.