O edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha está “pintado” de azul, durante este mês de abril, para assinalar o “Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”. O Município e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) voltam a associar-se a esta iniciativa global, com um conjunto de atividades alusivas a esta temática.
Ao longo do mês de abril, a fachada da Câmara Municipal, na Praça da República, vai ser iluminada com luzes azuis, como forma de chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção dos maus tratos na infância.
Anualmente, a campanha Laço Azul surge como forma de consciencializar a população para a parentalidade positiva, sendo fundamental o envolvimento comunitário.
O mês de abril como “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” assinala-se nos Estados Unidos desde 1983 e em diversos países europeus desde o início deste século, com o objetivo de alertar para a prevenção dos maus tratos a que muitas crianças e jovens são ainda hoje sujeitos.