Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Constância: 6 maio de 1925. O Centenário dos Bombeiros Voluntários de Constância (com áudio e vídeo)

13/05/2025 às 15:34

100 anos são 1200 meses, 62 400 semanas ou 436 800 dias. É toda uma vida cheia de gente dentro, de histórias, de emoções e de muito trabalho em prol de uma comunidade. É assim com todas as corporações de bombeiros.

Foi assim com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Constância (AHBVC) que assinalou a 6 de maio o seu centenário.

Os primeiros registos de bombeiros terão sido no Século XIV, mas foi em 1925 que foi criada esta corporação, que no concelho só tem a Santa Casa da Misericórdia com uma idade mais avançada.

Para assinalar esta “vida longa” a AHBVC organizou uma cerimónia que contou com a benção de duas novas ambulâncias de transporte de doentes e um almoço comemorativo. Antes, a 22 de março, decorreu um jantar de empresários, comerciantes e forças vivas do concelho de Constância. A 4 de maio realizou-se um almoço de confraternização e entrega de condecorações com bombeiros e familiares.

No sábado, dia 10, foi a sessão solene, com presença de muitos convidados, entre eles dirigentes dos Bombeiros e da Proteção Civil, incluindo o Comandante Nacional, Mário Silvestre.

Após anos muito conturbados e em que até esteve em cima da mesa um cenário de extinção da associação, a tempestade passou, embora ainda existam umas pontas por resolver. Mas nada do que foi a vida da associação nos últimos cinco anos.

Começou a cerimónia o presidente da Assembleia Geral com uma evocação aos fundadores, aos comandantes e a todos os operacionais que deixaram as famílias para prestar socorro, sempre que ouviam a sirene.

A vida da corporação confunde-se com vila de Constância, mas é preciso preparar o futuro com investimentos em equipamentos e Investimentos em tecnologias

 

António Lourenço Santos, presidente Assembleia Geral AHBVC

Apontou ainda os desafios: renovar viaturas, equipamentos e instalações, por um lado, e atrair e reter novos elementos, por outro, sem esquecer o reforço da sustentabilidade financeira da associação.

O presidente da Direção, Adelino Gomes, afirmou não se querer repetir ao que já tinha sido dito, e agradeceu a todo o corpo de bombeiros.

 

Adelino Gomes, presidente AHBVC

Também o atual comandante da corporação, Marco Gomes, não se estendeu eu pormenores da vida dos bombeiros. Fez o agradecimento aos operacionais, e notou que a corporação sempre foi prestável às populações que são próximas.

Marco Gomes não deixou de agradecer aos bombeiros e os seus familiares. Os que estão hoje e os que estiveram ao longo dos 100 anos

 

Marco Gomes, comandante Bombeiros Constância

Eduardo Correia, vice-presidente Liga dos Bombeiros Portugueses, fez uma intervenção mais longa, pois entre as felicitações pelo centenário deixou uma mensagem mais política do setor.

Frisou o apoio que os bombeiros têm encontrado no Município. É uma parceria importante este apoio à corporação porque muitas vezes são os únicos agentes de proteção civil presentes em permanência no terreno.

A Liga centra-se na defesa dos bombeiros de Portugal e Eduardo Correia salientou que é hora de continuar a unir e defender os bombeiros com um desafio para que a Federação de Bombeiros do distrito de Santarém se reanime.

 

Eduardo Correia, vice-presidente Liga dos Bombeiros Portugueses

Eduardo Correia frisou que a Liga não pede a lua quando ainda não tem a terra. Disse estar no limite esta lei de financiamento. A alteração do atual modelo é fundamental e deve ser substituída por contratos-programa.

Os problemas estão identificados, alguns já tiveram meias soluções, ainda há caminho para andar.

 

Eduardo Correia, vice-presidente Liga dos Bombeiros Portugueses

A Liga deixou duas condecorações para o estandarte da associação. Uma delas o reconhecimento e agradecimento pelo trabalho feito durante a pandemia.

Depois foram condecorados os bombeiros com 35 anos ao serviço da causa:

 

António Roberto | Paulo Jurado | Fernando Jesus | José Cerqueira | Marco Gomes | Nuno Pereira | José Barroso | Fernando Pires | Augusto Morais

Foi ainda atribuída a Fénix de Honra para o estandarte da AHBVC. E houve tempo para uma nota de um agradecimento especial, do capelão dos bombeiros, o Cardeal Américo Aguiar, que ainda estava em Roma, mas mandou um abraço a todos

O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Manuel Moura, começou com a entrega da medalha Mérito de Proteção e Socorro, Grau Ouro e Distintivo Azul, atribuída pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.

Depois sublinhou que estar numa cerimónia de 100 anos é um momento único. Notou que o trabalho, há 100 anos, era muito mais difícil e chegaram aqui. Com toda a certeza o futuro está assegurado. 50 por cento da vida desta corporação foi acompanhada por alguns bombeiros que estão na parada. 

 

José Manuel Moura, presidente ANEPC

O presidente da ANEPC vincou que daqui a pouco tempo vamos ter mais um DECIR [Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais] por isso deixou, já, o agradecimento por terem abraçado este desafio permanente que o país enfrenta.

Sérgio Oliveira, presidente da Câmara de Constância, começou por ir à história da corporação, quando os incêndios eram a principal preocupação, mas que depois se alargou a muitas outras atividades. Só a Santa Casa da Misericórdia é mais antiga que os bombeiros. 

 

Sérgio Oliveira, presidente CM Constância

O autarca, que tem a responsabilidade da Proteção Civil, afirmou ter sempre os bombeiros para garantir o apoio às populações. E indicou que este ano os bombeiros vão ter mais duas equipas de intervenção permanente e uma nova viatura pesada financiada por fundos comunitários com município a suportar uma parte da despesa.

Há um longo caminho no país a reconhecer o trabalho das associações de bombeiros, disse ainda Sérgio Oliveira.

 

Sérgio Oliveira, presidente CM Constância 

No final da cerimónia solene o padre Nuno Silva fez a bênção de duas novas ambulâncias de transporte de doentes.

Benção das duas novas ambulâncias

Ao Jornal de Abrantes Adelino Gomes, presidente da Associação Humanitária, sublinhou a importância desta comemoração e disse que o furacão que assolou os bombeiros já passou, embora ainda existam umas arestas que precisam de ser limadas. No entanto, o também ex-comandante da corporação mantém confiança no futuro, quer no trabalho dos dirigentes como no trabalho dos operacionais que garantem o socorro de qualquer incidente no concelho. 

 

Adelino Gomes, presidente AHBVC

100 anos dos Bombeiros de Constância, que têm como bombeiro voluntário no ativo mais antigo António Roberto (Bombeiro de 1.ª). Entrou na corporação em 1977. Em contraponto o bombeiro mais novo, é um infante que frequenta a “escolinha” dos bombeiros da Vila Poema. Chama-se Guilherme Silva e tem 10 anos.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X