Covid-19: COVID-19: Abranclínica com três trabalhadores infetados fecha temporariamente (ATUALIZADA C/ÁUDIO)

11/11/2020 às 21:48

A Abranclínica tem estado ao longo desta quarta-feira a contactar todos os utentes a cancelar os agendamentos de exames e o próprio levantamento de documentação. Este encerramento tem a ver com o facto de se terem registado três casos de infeção com o coronavírus em outras tantas funcionárias da clínica. 

José Fontes, administrador da clínica explicou um “qualquer utente da clínica terá originado o contágio”, salientando que no quadro de pessoal ninguém apresentou qualquer sintoma. O médico pormenorizou que uma colaboradora teve um familiar infetado pelo que foi feito o teste que teve resultado negativo.
Depois desta situação, José Fontes disse que achou por bem avançar testes com todos os seus colaboradores, dentro dos funcionários e do quadro médico, para fazer o despiste. Estes testes foram articulados com a autoridade de saúde e foram feitos no laboratório “Silva Tavares” que José Fontes diz ter um departamento de Biologia Molecular muito bom.
Hoje, quarta-feira, quando chegaram os resultados foram com surpresa que verificou haver três funcionárias infetadas com SARS-Cov-2.
De imediato a direção da clínica acionou todos os procedimentos junto da Saúde Pública do Médio Tejo, tanto mais que, garantiu José Fontes, desde que começou a pandemia a clínica tem feito todos os procedimentos de desinfeção dos espaços. E uma das medidas foi colocar os 20 funcionários em confinamento e fechar as instalações pelo período de uma semana. Está em causa um universo de cerca de 35 pessoas, 20 funcionários e mais 15 profissionais de saúde entre médicos e técnicos.
José Fontes, como médico que é, diz que estas coisas são mesmo para levar a sério, pelo que na próxima semana todos os funcionários da Abranclínica vão repetir os testes e só depois de ter os resultados é que vai decidir quando é que a clínica volta a abrir portas.
Ao que explicou o diretor os três funcionários que testaram positivo estão em casa e estão assintomáticos.

José Fontes, diretor da Abranclínica

O diretor da Abranclínica disse que a decisão de fechar foi corroborada pela delegada de Saúde, Maria dos Anjos Esperança, e que todos os utentes que tinham exames marcados ou levantamentos agendados foram informados telefonicamente do sucedido após terem sido conhecidos os resultados dos testes, esta quarta-feira, dia 11.
A Abranclínica tem um quadro de cerca de 35 colaboradores, 20 na área administrativa e de apoio e 15 na área médica. É uma clínica que faz exames nas seguintes áreas: Ortopantomografia e cefalometria digital; Densitometria (óssea e corporal); Ecografia Geral; Ecografia Endocavitária; Eco-Doppler colorido; Ecocardiografia; Electromiografia; ECG; Ressonância Magnética (Campo Aberto); TAC Multicorte (Exames Gerais, Dentalscan, Angio-TC, Uro-TC); Radiologia Digital; e Mamografia Digital.

 

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2022
Jornal de Abrantes - novembro 2022
PUB