Antena Livre
Deseja receber notificações?

Covid-19: Médio Tejo chega aos 200 casos esta quarta-feira (C/ÁUDIO)

27/05/2020 às 00:00
DR

Se as últimas semanas têm sido marcadas pelo desconfinamento e o gradual retomar das atividades, por outro têm também sido marcadas pelo aumento de casos na região do ACES Médio Tejo, após tempos de relativa acalmia.

Esta quarta-feira, 27 de maio, a região abranginda pelo Agrupamento de Centros de Saúde no Médio Tejo chega à barreira dos 200 casos de infeção por Covid-19 desde a chegada da pandemia a Portugal.

Hoje há cinco novos casos de pessoas infetadas pelo novo coronavírus: um em Abrantes, um no Entroncamento, um em Tomar e dois em Torres Novas.

No total, dos 200 casos cumulativos na região, 88 estão ativos: 21 em Abrantes, 3 em Alcanena, 3 em Constância, 9 no Entroncamento, 1 em Mação, 14 em Ourém, 5 em Tomar e 32 em Torres Novas.

Em declarações à Antena Livre, a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, falou sobre a situação esta quarta-feira. Deu-nos conta de que dos cinco novos casos, o de Abrantes diz respeito a uma funcionária de uma creche, os de Tomar e Entroncamento são respetivamente dois trabalhadores da fábrica de carnes da Sonae na Azambuja que contraíram o vírus em situação laboral e os dois casos de Torres Novas dizem respeito a um casal na casa dos 70 anos que foi visitar a filha - infetada com Covid - e que sabiam que a filha estava doente e mesmo assim arriscaram.

Maria dos Anjos Esperança alerta, mais uma vez, para a perigosidade deste vírus e diz que situações como a de Torres Novas são uma "falta de cuidado das pessoas" que tenderão a acontecer ainda no futuro.

"É uma falta de respeito das pessoas de umas para com as outras", admite.

Também com o tempo quente, a tendência para deslocações à praia aumentam, e por isso a coordenadora apela ao bom senso de todos:

Além do aumento de casos, no Médio Tejo também aumentaram o número de pessoas que ficam em vigilância ativa por terem estado em contacto com casos positivos. São mais quatro vigilâncias ativas, todas no concelho de Ourém. No total, 701 pessoas já passaram pela vigilância ativa.

Relativamente à alta desta situação, hoje não houve novas altas da vigilância ativa, que se mantêm no total de 640. 

Veja aqui o número cumulativo de casos positivos por concelho e número atual de vigilâncias ativas:

Relativamente aos casos de pessoas que já recuperaram da doença, o número mantém-se inalterado, perfazendo um total de 112 casos.

Consulte também os casos positivos e os recuperados por concelho:

(Fonte Gráficos: ACES Médio Tejo)

 

Texto: Ana Rita Cristóvão

Áudio: Jerónimo Belo Jorge

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB