O Médio Tejo tem nesta sexta-feira um total de mais 84 pessoas infetadas com o coronavírus. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo estas 84 pessoas que testaram positivo ao SARS-Cov-2 estão localizadas em Abrantes (16), Constância (2), Mação (2), Ourém (31), Sardoal (3), Tomar (21) e Torres Novas (9). O total acumulado de infetados nos 11 concelhos da área da saúde do Médio Tejo sobre assim para 2363.
Os casos recuperados foram ontem atualizados, com 349 registos, pelo que o somatório é agora de 1209 pessoas que contraíram a infeção e que já voltaram às suas vidas.
No que diz respeito a vigilâncias ativas, de acordo com o relatório epidemiológico desta sexta-feira, são 937 pessoas que estão confinadas por terem sido contacto direto com infetados. As vigilâncias estão reportadas pela autoridade de saúde pública em Abrantes (117), Alcanena (83), Constância (36), Entroncamento (105), Ferreira Zêzere (27), Mação (38), Ourém (167), Sardoal (45), Tomar (191), Torres Novas (99) e Vila Nova da Barquinha (29).
Maria dos Anjos Esperança, coordenadora de Saúde Pública do Médio Tejo explica que os números que temos tido no Médio Tejo são casos, na maior parte, de transmissões comunitárias. Há também a registar surtos em lares nos concelhos de Alcanena e Ourém e em escolas no concelho de Tomar.
Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo
O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.
Os concelhos de Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Rio Maior, Santarém e Sardoal estão em confinamento parcial desde 4 de novembro enquanto que os de Abrantes, Alcanena, Almeirim, Coruche, Ourém, Salvaterra de Magos, Ponte de Sor e Proença-a-Nova entraram em confinamento na passada segunda-feira. Das medidas mais restritivas consta o recolher obrigatório de segunda a sexta-feira das 23:00 às 05:00 e aos sábados e domingos das 13:00 às 05:00.