Antena Livre
Deseja receber notificações?

Covid-19: Médio Tejo só com um infetado pode ter o regresso de eventos mas sem festas de verão (C/ÁUDIO)

15/06/2021 às 17:42

O Médio Tejo tem registo, nesta terça-feira, de mais um infetado com Covid-19. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, que engloba 11 concelhos, o total acumulado de casos passou a ser de 13 054 com este caso único em Alcanena.

No que diz respeito ao número de recuperados mantém-se o mesmo número de ontem, 12 587 registos, assim como o número de óbitos (378) continua inalterado.

Desta forma o número de casos ativos é, nesta terça-feira, de 89 localizados em Abrantes (32), Alcanena (14), Constância (2), Entroncamento (7), Mação (1), Ourém (9), Sardoal (7), Tomar (12), Torres Novas (2) e Vila Nova da Barquinha (3). Ferreira do Zêzere continua a ser o único concelho da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo que não regista qualquer pessoa infetada com o coronavírus ou qualquer pessoa em isolamento profilático.

No que diz respeito ao número de pessoas que estão em confinamento por terem contactado com infetados, há a registar menos 37 pessoas em isolamento em relação ao dia anterior. No total, há na região 201 pessoas a quem foi decretada a quarentena pelo período de 14 dias e que devem ficar em isolamento em casa.

As 201 pessoas em vigilância ativa estão confinadas em Abrantes (46), Alcanena (20), Constância (13), Entroncamento (18), Mação (11), Ourém (30), Sardoal (42), Tomar (15), Torres Novas (6). Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha não têm qualquer cidadão em vigilância ativa nesta terça-feira.

No caso de Sardoal, as coisas parecem estar a estabilizar com os alunos da creche a fazer testes para salvaguarda de eventuais contágios.
De acordo com Miguel Borges, o concelho de Sardoal tem sete infetados detetados nos últimos dias, pelo que o índice de risco de contágio aproxima-se de 200. De acordo com a informação do presidente da Câmara de Sardoal: “O número acumulado de casos de infeção nos últimos 14 dias é de 7 a que corresponde o valor de 187 novos casos, nos últimos 14 dias, por 100 000 habitantes. São os números oficiais até às 23h 54m do passado dia 13 de junho”.

Já Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, revelou isso mesmo, sendo que este é um dos concelhos que com poucos casos pode ter mais problemas na matriz de risco em vigor em Portugal.

Em relação a Abrantes, Maria dos Anjos Esperança revelou que houve alguns casos numa escola e numa empresa, mas que não chegaram a ser surtos. E relembrou a médica que para haver um surto ativo é necessário a existência de cinco casos positivos numa instituição.

Abrantes, com 32 casos ativos neste momento, é o concelho com mais situações de novas infeções, mas de acordo com a Saúde Pública são casos da comunidade.

Maria dos Anjos Esperança voltou a referir que é preciso haver cuidado e manter o uso de máscara e das medidas de proteção individuais, apesar de as vacinas poderem estar a correr a bom ritmo.

E há uma questão que todos têm de ter em conta. A vacina não evita os contágios, evita a doença grave. Ou seja, uma pessoa vacinada poderá ser contagiado e contagiar, não terá é manifestação grave da doença.

Já quanto a eventos culturais e desportivos a coordenadora da Saúde Pública diz que podem voltar e que a USPMT está à disposição das organizações para os aconselhamentos. Já festas e arraiais de verão não serão permitidas em 2021.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora USPMT

Portugal teve nas últimas 24 horas mais 625 casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e estão internadas mais 15 pessoas com covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde.
Num dia em que não se registaram mortes com covid-19, o número de pessoas internadas subiu para 340, das quais 77 em unidades de cuidados intensivos, de onde saíram cinco doentes nas últimas 24 horas.
A maior parte dos novos casos de infeção (401) foi diagnosticada na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB