O Médio Tejo teve hoje um registo de mais 211 casos positivos de pessoas infetadas com Covid-19, ultrapassando os 11 mil casos desde que começou a pandemia. De acordo com o relatório da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo com os 211 casos desta sexta-feira o total acumulado chegou a 11 155 infetados.
Os casos desta sexta-feira estão registados em Abrantes (45), Alcanena (16), Constância (4), Entroncamento (14), Ferreira do Zêzere (10), Mação (9), Ourém (32), Sardoal (2), Tomar (43), Torres Novas (33) e Vila Nova da Barquinha (3).
No que diz respeito a recuperados, os números do Médio Tejo indicam que há mais 114 pessoas que recuperaram da doença, sendo o total de recuperados de 5 988. Estas 114 pessoas recuperadas são todas do concelho de Ourém.
Nas vigilâncias ativas, a autoridade de Saúde Pública já colocou 6 264 pessoas em isolamento por terem tido contactos com infetados, sendo que 5458 tiveram alta da do confinamento.
Esta sexta-feira a autoridade de saúde do Médio Tejo tem 833 pessoas sem vigilância ativa em Abrantes (68), Alcanena (171), Constância (14), Entroncamento (70), Ferreira do Zêzere (76), Mação (84), Ourém (72), Sardoal (50), Tomar (80), Torres Novas (103) e Vila Nova da Barquinha (45).
O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.
Médio Tejo com média de 236 infetados por dia com maior incidência na faixa dos 50 anos
Maria dos Anjos Esperança continua muito preocupada com os casos do Médio Tejo. De acordo com a delegada de saúde pública do Médio Tejo os casos da última semana apontam para uma média de 236 casos por dia.
Maria dos Anjos Esperança diz que apesar de ter jovens infetados a faixa etária com mais casos é nos 50 anos seguida dos 40. Quanto à estirpe que está mais presente nos infetados na região a médica de Saúde Pública diz que não tem esse conhecimento, uma vez que os relatórios das análises são enviados para as bases de dados da Direção-Geral de Saúde.
No concelho de Abrantes há mais 45 infetados que resulta de casos positivos em mais duas casas de acolhimento, em Alferrarede e Chainça. Maria dos Anjos Esperança revelou que quanto ao surto da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes estão a ser desenvolvidos todos os procedimentos destes casos, nomeadamente com a separação dos utentes positivos dos que estão negativos. E adiantou que daqui por sete dias será feita nova bateria de testes,
Maria dos Anjos Esperança destacou as excelentes condições infraestruturais da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes o que pode contribuir para estancar o surto, uma vez que é fundamental a separação dos casos que foram positivos daqueles que foram negativos.
Apesar de tudo Maria dos Anjos Esperança espera que haja uma diminuição dos casos positivos na próxima semana, com o encerramento das escolas, mas volta a salientar que é preciso que as pessoas cumpram as normas de proteção individual para baixar os números que temos tido no país e na região.
Maria dos Anjos Esperança
Médio Tejo com 226 óbitos devido à Covid-19
No que diz respeito a óbitos, de acordo com uma atualização feita pelo jornal Rede Regional a 28 de janeiro, já morreram 226 pessoas no Médio Tejo, enquanto que o total de óbitos do distrito é de 479.
Assim, de acordo com dados desta quinta-feira, 28 de janeiro, os óbitos declarados por concelho, desde o início da pandemia, apresentam estes números: Abrantes (46), Alcanena (23), Constância (3), Entroncamento (14), Ferreira do Zêzere (7), Mação (12), Ourém (49), Sardoal (3), Tomar (28), Torres Novas (36) e Vila Nova da Barquinha (5).
Entretanto esta sexta-feira, dia 29, há a registar mais um óbito no concelho de Abrantes. Trata-se de um utente da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes que está a braços com um surto de Covid-19, tendo agora 77 infetados, 56 utentes e 21 funcionárias.