A Câmara Municipal de Tomar vai disponibilizar a partir de sábado um serviço gratuito de entrega de refeições e produtos comprados pelos consumidores aos restaurantes e pastelarias em qualquer freguesia do concelho, para apoiar a economia local.
Em comunicado, o município adianta que o serviço “Tomar entrega por si” é assegurado através dos táxis do concelho e das plataformas de entrega ao domicílio aderentes (Recadex e Pede&Come).
“Além de os custos de entrega serem assumidos pela autarquia, a grande originalidade desta medida é possibilitar as encomendas para qualquer freguesia do concelho, independentemente do local onde sejam confecionadas”, destaca.
De acordo com a nota, este serviço é uma forma de apoiar diretamente os vários setores de atividade, mas também de alargar o raio de ação dos diversos estabelecimentos.
As entregas nas freguesias rurais são feitas em locais já predefinidos, onde o consumidor se deverá deslocar para receber a encomenda por parte dos taxistas. Na freguesia urbana, S. João Baptista e Santa Maria dos Olivais, a entrega é feita no domicílio.
A iniciativa arranca no próximo sábado e funcionará os sete dias da semana, das 12:00 às 15:00 e das 18:30 às 22:00, até ao final do confinamento relativo a restaurantes e pastelarias.
Para usufruir do serviço, explica o município, basta fazer uma encomenda de valor igual ou superior a 7,50 euros num dos restaurantes e pastelarias aderentes (lista disponível em www.cm-tomar.pt).
O consumidor paga somente o valor da refeição ou produtos encomendados.
Os estabelecimentos ou serviços de entregas interessados em aderir a este serviço devem entrar em contacto com o Posto Municipal de Turismo (turismo@cm-tomar.pt).
“Os restaurantes e pastelarias que não queiram aderir às plataformas já existentes na junta urbana podem optar só pela opção das entregas às freguesias rurais, com o serviço de taxistas, ficando a entrega, a taxa e o pagamento dentro da freguesia urbana da sua responsabilidade”, esclarece a autarquia.
No caso dos serviços assumidos pelos taxistas, o pagamento da refeição ou produto encomendado é feito diretamente com o estabelecimento (restauração ou pastelaria), através de MBway, transferência ou outro qualquer modo de pagamento acordado entre as partes.
No que diz respeito às plataformas que servem a junta de freguesia urbana, o pagamento é feito através das mesmas.
O projeto visa estimular a economia local e a manutenção de empregos, e melhorar a vida da população em contexto de confinamento devido à pandemia de covid-19.
Lusa