Os números da Covid-19 continuam a crescer e o Médio Tejo segue essa tendência do país, tendo registado esta quarta-feira mais 304 novos infetados. De acordo com a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo a região, composta por 11 concelhos, ultrapassou a barreira dos 7 mil infetados, tendo agora 7053 pessoas que fizeram teste positivo ao SARS-Cov-2. De acordo com os dados da Saúde Pública 4540 destes casos reportados na região já foram dados como recuperados.
O Médio Tejo volta a ter um dia com casos positivos em todos os seus concelhos, sendo que os novos infetados, registados no relatório epidemiológico desta quarta-feira, estão reportados em Abrantes (11), Alcanena (20), Constância (3), Entroncamento (34), Ferreira do Zêzere (30), Mação (9), Ourém (55), Sardoal (4), Tomar (90), Torres Novas (42) e Vila Nova da Barquinha (6).
No que diz respeito a vigilâncias ativas a autoridade de saúde tem nesta quarta-feira 1058 pessoas em isolamento profilático porque estiveram expostas a pessoas que estavam infetadas com o coronavírus. Desta forma estas pessoas têm a obrigação de estar em quarentena pelo período de 14 dias ou até que a autoridade de saúde decida a alta do isolamento. As 1058 pessoas estão em confinamento em Abrantes (62), Alcanena (144), Constância (23), Entroncamento (82), Ferreira do Zêzere (79), Mação (134), Ourém (148), Sardoal (8), Tomar (209), Torres Novas (138) e Vila Nova da Barquinha (31).
A coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, diz que mesmo com o confinamento que aí vem, cabe ao cidadão, individualmente, contribuir para o abaixamento da linha de novos contágios. O distanciamento social e o uso de máscara vão fazer parte das nossas vidas ao longo de todo o ano porque, diz a médica de saúde pública, só se vão conhecer os resultados da vacina quanto grande parte da população estiver inoculada.
Maria dos Anjos Esperança
Casos recuperados foram atualizados e foram 1017 pessoas a terem alta
Tal como a Antena Livre já tinha referido esta semana foi feita uma atualização do número de recuperados no Médio Tejo e que tem 1017 pessoas que tiveram alta da doença, 932 de ontem terça-feira e mais 85 desta quarta-feira. Maria dos Anjos Esperança já explicou, em ocasiões anteriores, que os processos de infetados são diários, de acordo com as plataformas da Saúde Pública, enquanto que as altas médicas já passam pelos médicos de família que são os profissionais de saúde que seguem os doentes.
Desta forma, de acordo com os relatórios da unidade de saúde pública, esta terça-feira há a registar 932 altas médicas em Abrantes (45), Alcanena (98), Constância (23), Entroncamento (138), Ferreira do Zêzere (34), Mação (38), Ourém (160), Sardoal (12), Tomar (155), Torres Novas (188) e Vila Nova da Barquinha (26).
O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.