Antena Livre
Deseja receber notificações?

ACES Médio Tejo: Médio Tejo com 402 recuperados e mais 27 infetados (C/ÁUDIO)

7/12/2020 às 17:42

A Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo atualizou esta segunda-feira os casos recuperados na região e há boas notícias, 402 pessoas já recuperaram da infeção provocada pelo SARS-Cov-2. O total de recuperados nesta segunda-feira deu um salto para 2165. De acordo com o relatório epidemiológico desta segunda-feira, dia 7 de dezembro, há a registar recuperados em Abrantes (96), Constância (8), Entroncamento (23), Mação (27), Sardoal (25), Tomar (99), Torres Novas (99) e Vila Nova da Barquinha (25).
De acordo com Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo os surtos dos lares, à exceção de Torres Novas, estão controlados e começam a surgir os recuperados. Mesmo em relação ao lar do Pego Maria dos Anjos Esperança explicou que há muitos recuperados e que na próxima quarta-feira voltam a ser feitos os testes para aferir as recuperações da infeção.

Maria dos Anjos Esperança

Quanto aos casos novos nesta segunda-feira são mais 27 o que coloca o número total de infetados nos 3400. Ainda de acordo com o relatório epidemiológico das últimas 24 horas os casos foram registados em Abrantes (2), Alcanena (2), Entroncamento (4), Ferreira do Zêzere (1), Mação (1), Ourém (4), Sardoal (1), Tomar (4) e Torres Novas (8). Nesta segunda-feira apenas os concelhos de Constância e Vila Nova da Barquinha não registaram qualquer nova infeção.

Nas vigilâncias ativas são hoje 541 pessoas a estar confinadas por terem tido contactos diretos com infetados. Estas pessoas têm o dever de confinamento e estão registadas em Abrantes (61), Alcanena (33), Constância (2), Entroncamento (58), Ferreira do Zêzere (4), Mação (12), Ourém (118), Sardoal (2), Tomar (133), Torres Novas (78) e Vila Nova da Barquinha (40).

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Novo Estado de Emergência de 9 a 23 de dezembro

O governo definiu hoje os níveis de risco de contágio para os concelhos portugueses, com medidas parcelares que entram em vigor às 00 horas de quarta-feira, dia 9 de dezembro, até às 23:59 do dia 23 de dezembro. Esta divisão nos quatro escalões é feita com uma fórmula matemática aplicada pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças e que define os níveis de acordo com o número de novos casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Risco Moderado
De acordo com a lista divulgada este sábado pelo Conselho de Ministros, já se sabe que Abrantes, Constância, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei encontram-se no risco moderado de contágio, ou seja, com menos de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Neste nível encontram-se Abrantes, Alpiarça, Benavente, Constância, Coruche, Ferreira do Zêzere, Ponte de Sor, Proença-a-Nova, Salvaterra de Magos, Sertã, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.
Risco elevado
No nível elevado entram Entroncamento, Ourém, Mação, Tomar e Torres Novas, o que quer dizer que o índice de contágio se encontra entre 240 e 480 casos positivos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Da região constam desta lista Almeirim, Entroncamento, Golegã, Mação, Oleiros, Ourém, Santarém, Tomar e Torres Novas.
Risco muito elevado e extremo
No risco elevado estão os concelhos de Alcanena, Cartaxo, Chamusca, Rio Maior e Sardoal e quer dizer que o índice de contágio é de entre 480 a 960 casos positivos nos últimos 14 dias.
Já no risco extremo, com índice de contágio superior a 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias estão Gavião e Nisa.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB