O Médio Tejo voltou a ter mais de uma centena de pessoas infetadas com o coronavírus, elevando o total acumulado para mais de 12 mil casos desde que começou a pandemia.
De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo os 130 novos infetados pelo SARS-Cov-2 estão localizados em Abrantes (11), Alcanena (20), Entroncamento (7), Ferreira do Zêzere (4), Mação (2), Ourém (7), Tomar (62), Torres Novas (13) e Vila Nova da Barquinha (4).
Ainda de acordo com os dados desta sexta-feira o número de recuperados também subiu para 7 066 com um registo de mais 460 altas médicas todas no concelho de Ourém.
No que toca a vigilâncias ativas os números continuam em queda. Esta sexta-feira a autoridade de Saúde Pública do Médio Tejo tem 543 pessoas em isolamento por serem contactos diretos de infetados. Estas pessoas estão em confinamento em Abrantes (79), Alcanena (82), Constância (9), Entroncamento (51), Ferreira Zêzere (63), Mação (59), Ourém (43), Sardoal (13), Tomar (68), Torres Novas (63) e Vila Nova da Barquinha (13).
Maria dos Anjos Esperança diz que os números do Médio Tejo estão a baixar, mas que ainda não conseguiram estabilizar abaixo de uma centena. De referir, no entanto, que esta sexta-feira a deteção de um surto num lar em Tomar acabou por fazer crescer o global do dia do Médio Tejo.
Maria dos Anjos Esperança diz também que os casos positivos de crianças e jovens baixaram bastante depois do encerramento das escolas no território nacional.
Maria dos Anjos Esperança
O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.