Antena Livre
Deseja receber notificações?

Médio Tejo com mais 22 novos infetados. Os 15 do concelho de Abrantes são no lar em Alvega

18/09/2020 às 00:00

Os números de infetados com o novo coronavírus continuam a subir no país e no Médio Tejo que regista esta sexta-feira, dia 18 de setembro, mais 22 novos infetados. Destas mais de duas dezenas de novos casos positivos 15 são no concelho de Abrantes, quatro no concelho do Entroncamento, um em Mação, um em Ourém e um no Sardoal.

Ao que conseguimos saber os 15 casos de pessoas infetadas no concelho de Abrantes dizem respeito ao lar não licenciado de Alvega onde há mais de uma semana foram detetados três idosos que foram transportados para o Hospital de Abrantes. Um por necessitar de cuidados médicos e dois deram entrada na enfermaria COVID destinada a utentes de lares que tenham acusado testes positivos.

Na altura os testes feitos a funcionários e utentes foram negativos, mas ficaram todos em vigilância porque o período de incubação da doença COVID-19 pode ser de 14 dias.

Hoje veio esta confirmação de que 15 pessoas estão infetadas não havendo, para já, informação oficial do número de funcionários e utentes que testaram positivo. 

É um crescimento considerável depois de há mais de uma semana o surto no lar do Entroncamento ter feito disparar o número de infetados e de vigilâncias ativas.

Com os números de hoje o total acumulado de pessoas infetadas com o SARS-COV-2 no Médio Tejo é de 588 pessoas enquanto que os recuperados são 430.

 

No que diz respeito ao número de pessoas em vigilância ativa os registos também não são animadores. Face ao crescimento de casos positivos é natural o crescimento das pessoas que têm de ficar em confinamento por serem contactos de infetados. O total de vigilâncias ativas nesta sexta-feira é de 230 pessoas. Estes contactos diretos de infetados são dos concelhos de Abrantes (21), Alcanena (3), Entroncamento (88), Ferreira do Zêzere (2), Mação (17), Ourém (35), Sardoal (2), Tomar (45), Torres Novas (16) e Vila Nova da Barquinha (1). No Médio Tejo só Constância não tem nesta altura qualquer pessoa em vigilância ativa.

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB