Antena Livre
Deseja receber notificações?

Médio Tejo teve 24 horas sem novos casos positivos ou suspeitos

25/04/2020 às 00:00

Foram 24 horas de calma no Médio Tejo sem novos casos positivos de COVID-19 ou de vigilância ativa. Terá sido, desde 17 de março, altura que se registou nesta região o primeiro infetado com o novo coronavírus, o dia mais calmo.

Apesar de terem começado a ser realizados os testes de despiste em lares de idosos e nas forças de segurança os números continuam muito animadores e deixam a coordenadora da unidade de saúde pública do ACES Médio Tejo satisfeita. Mesmo assim Maria dos Anjos Esperança não se cansa de pedir para que sejam cumpridas as recomendações das autoridades de saúde no que diz respeito às normas de etiqueta respiratória e ao isolamento social.

Numa nota em relação aos números apresentados no relatório epidemiológico do Médio Tejo os números vão sendo somados e não há subtrações quando as pessoas têm alta da doença ou da vigilância. Ou seja, no caso de Abrantes, apresentam-se 17 infetados embora, neste momento, algumas destas pessoas já tiveram alta e regressaram à sua vida normal. Ou seja, no dia 25 de abril, o Médio Tejo tem apenas 100 infetados, uma vez que 37 já tiveram alta. Deste modo, nesta região que abarca 11 concelhos, o número global de infetados desde que começou a pandemia é de 137 pessoas.

Quanto às vigilâncias ativas a mesma coisa. Os números são iguais aos de ontem: 543. Mas subiram as altas das vigilâncias ativas nas últimas 24 horas. De resto o único valor que registou uma alteração e é das notícias boas. Mais nove pessoas tiveram alta da vigilância ativa, sendo agora um registo de meio milhar de pessoas que já estiveram confinados e que saíram desse confinamento. O que quer dizer, em resumo, que estarão ao dia de hoje apenas 43 pessoas em isolamento profilático, ou seja, a cumprir o período de incubação da doença porque tiveram contacto direto com alguém que testou positivo.

Também o número de altas da doença se mantém nos 37 e os óbitos nos dois (um em Alcanena e outro em Tomar).

Quanto aos outros dois concelhos que pertencem à unidade administrativa Médio Tejo, mas dependentes na saúde do ACES Pinhal Interior Sul, apresentam cinco casos de pessoas infetadas com COVID-19 (uma em Vila de Rei e quatro na Sertã).

O ACES Médio Tejo aglutina os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Vila de Rei e Sertã são dois concelhos que pertencem à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, mas que na área da Saúde dependem de Castelo Branco, nomeadamente do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, que monitoriza estas situações.

 

Veja aqui os números por concelho:

Covid-19: Portugal com 880 mortos e 23.392 infetados

Portugal regista hoje 880 mortos associados à covid-19, mais 26 do que na sexta-feira, e 23.392 infetados (mais 595), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comparando com os dados de sexta-feira, em que se registavam 854 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 3%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 595 casos do que na sexta-feira, respresentando uma subida de 2,6%

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (502), seguinda da região Centro (188), de Lisboa e Vale do Tejo (170), do Algarve (11), dos Açores (8) e do Alentejo que regista um morto, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de sexta-feira.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB