Antena Livre
Deseja receber notificações?

VN Barquinha: Mês do Sável e da Lampreia está a decorrer em seis restaurantes (C/ Áudio)

11/02/2025 às 15:18

Até dia 9 de março, está a decorrer a 31.ª edição do Mês do Sável e Lampreia, em Vila Nova da Barquinha. A apresentação oficial do evento teve lugar no dia 7 de fevereiro, no espaço do Barquinha River House e Manuel Mourato, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha apresentou o Festival onde o peixe do rio volta a animar os restaurantes do concelho.

“Foi um desafio lançado por um dos restaurantes”, no caso, o Trindade, “e em boa o fez”, disse Manuel Mourato.

Durante este mês, o Município de Vila Nova da Barquinha promove,mais uma edição da mostra gastronómica “Mês do Sável e da Lampreia”. Nesta época do ano, o sável e outras espécies sobem as águas do Tejo, dando origem a sabores únicos.

O evento promove anualmente o Sável e a Lampreia, espécies emblemáticas, animando a restauração e atraindo milhares de visitantes a um território onde se podem visitar os monumentos nacionais Castelo de Almourol e Igreja Matriz de Atalaia, o Centro de Interpretação Templário, o Parque de Escultura Contemporânea, ou o mais recente Trilho Panorâmico do Tejo, entre outras atrações.

Os amantes destas iguarias poderão degustar receitas centenárias em seis restaurantes do concelho de Vila Nova da Barquinha, e ganhar passeios de barco ao Castelo de Almourol e visitas ao Centro de Interpretação Templário. Esta promoção é válida apenas ao fim de semana, sendo atribuído 1 bilhete por dose, nos restaurantes aderentes.

Quanto ao regresso da lampreia ao Festival gastronómico, o vice-presidente da Autarquia explica que este ano há formas de os restaurantes terem acesso a esta iguaria, afastada do festival há alguns anos.

Manuel Mourato também falou da tradição da Barquinha na gastronomia com a realização de festivais e da qualidade dos restaurantes do concelho.

O investimento do Município neste Festival prende-se fundamentalmente com a divulgação do evento, como confirmou o autarca.

Manuel Mourato não escondeu as dificuldades que este Festival gastronómico tem enfrentado, com a ausência da lampreia e assumiu que, no futuro, Vila Nova da Barquinha poderá avançar com um único Festival, totalmente dedicado ao Peixe do Rio.

Vila Nova da Barquinha já é um concelho bastante procurado para turismo mas, nesta altura, é certo que a procura aumenta e a vila muda...

Este festival da gastronomia ribeirinha, fruto da parceria do Município com os restaurantes, tem como principal objetivo difundir a cozinha típica e tradicional de um concelho banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão – e cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória.

 

Restaurantes aderentes:

Almourol (Tancos)

Pratos: sável frito com açorda de ovas, sável grelhado com açorda de ovas, lampreia de cabidela, lampreia no forno de lenha com batatinhas novas

Tel. 249 720 100

 

Loreto (V.N. Barquinha)

Pratos: sável frito com açorda de ovas, lampreia com arroz de cabidela

Tel. 913 868 147

 

Ribeirinho (V.N. Barquinha)

Pratos: sável frito com açorda de ovas

Tel. 249 712 292

 

STOP (Atalaia)

Pratos: sável frito com açorda de ovas, lampreia com arroz de cabidela (mediante disponibilidade)

Tel. 249 710 691

 

Tasquinha da Adélia (V.N. Barquinha)

Pratos: (sob consulta)

Tel. 249 711 792

 

Trindade (V.N. Barquinha)

Pratos: açorda de ovas com sável frito, lampreia à bordalesa

Tel. 916 306 351

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2025
Jornal de Abrantes - fevereiro 2025
PUB