O Município de Vila de Rei encontra-se a desenvolver, junto da comunidade, uma campanha de sensibilização para um melhor uso das redes de saneamento, evitando possíveis entupimentos e danos em equipamentos.
A presença de quantidades significativas de resíduos no sistema de recolha de águas residuais, como toalhitas, cotonetes, restos de comida, resíduos têxteis, material descartável e produtos de higiene podem gerar entupimentos nas redes de transporte das águas residuais até às Estações de Tratamento de Águas Residuais e contribuir para a degradação dessas infraestruturas, o que dificulta os próprios processos de tratamento de águas residuais, essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correta dos efluentes.
Paulo César Luís, vice-presidente do Município, destaca que “pequenos gestos podem fazer grandes diferenças, sendo que a sanita, o ralo e a sarjeta não devem ser utilizados como caixotes do lixo. Relembro ainda que os resíduos não recicláveis devem ser colocados no contentor de resíduos sólidos urbanos que o Município disponibiliza na via pública, os recicláveis nos ecopontos e os óleos nos Oleões”.