O professor João Pedro Céu, 60 anos, é o cabeça-de-lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara de Constância (Santarém) nas eleições autárquicas deste ano, uma aposta que visa retomar o "rumo do desenvolvimento”, anunciou a coligação.
“O conhecimento da realidade do concelho onde reside, a profunda ligação com a população e as forças vivas do concelho e o compromisso com o projeto autárquico da CDU são a garantia de que, com a CDU na gestão e administração do município, o concelho de Constância retomará o rumo do desenvolvimento”, afirmou hoje a Direção da Organização Regional de Santarém (DORSA) do PCP.
Em comunicado, a CDU salienta que o candidato representará a “resposta às questões que marcam o dia-a-dia das populações”, seja na “luta pela construção da nova ponte sobre o Tejo, promotora da coesão territorial e do desenvolvimento económico”, seja nos setores da “habitação, educação, cultura, desporto, intervenção social, crianças, jovens e idosos, ambiente, turismo, movimento associativo, comerciantes e tecido empresarial”.
A CDU indica ainda que “estará na linha da frente para denunciar o desinvestimento dos sucessivos governos nos serviços públicos de proximidade”, tendo apontado aos setores da “saúde, educação, serviço de Finanças e diminuição dos serviços prestados pela Caixa Geral de Depósitos”, assegurando que irá “combater a inércia” e “exigir soluções concretas para os problemas reais que afetam as populações”.
Licenciado em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa, João Pedro Costa Amaro Céu é atualmente professor do terceiro ciclo do ensino básico e secundário na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes.
Formador na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), João Céu exerceu cargos de gestão no Conselho Diretivo da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes e na Direção do Agrupamento de Escolas n.° 2 de Abrantes, estando “desde sempre ligado ao movimento associativo”, sendo atualmente membro da direção da Associação Juventude Amiga.
“A CDU tem estado com as populações, mesmo fora dos períodos eleitorais, com uma intervenção marcada pela presença constante de eleitos ou não, na resposta às questões da população do concelho”, pode ler-se na mesma nota, com a coligação a assegurar ser João Céu “a alternativa que o concelho de Constância e a sua população precisam”.
O PS detém a maioria no executivo municipal de Constância, com quatro eleitos, tendo a CDU eleito um vereador nas autárquicas de 2021.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro próximos.
Lusa