O surto de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Mação continua com níveis preocupantes, sendo que depois dos novos testes realizados esta segunda-feira o número de casos positivos cresceu para 85, entre utentes e funcionários da instituição de solidariedade social. Há 52 utentes infetados, dois internados e um óbito a que acrescem 30 funcionários infetados com o coronavírus.
A Antena Livre sabe que no lar (edifício principal) de todos os utentes que ali residem apenas dois tiverem teste negativo, após esta segunda vaga de testagem.
De acordo com Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação e responsável pela Proteção Civil Municipal “a situação não está fácil” e ainda se aguardam os testes de um dos lares da instituição, cujos resultados devem ser conhecidos esta quarta-feira.
O autarca vincou que a grande precaução, neste momento, assenta na necessidade de reforçar o quadro de pessoal, uma vez que há 30 trabalhadores infetados.
Há a informação de uma equipa das Brigadas de Intervenção Rápida da Segurança Social que deve chegar esta tarde, mas o presidente da Câmara fala também da necessidade de reforçar o quadro de enfermagem, uma situação que já estará a ser articulada com o Agrupamento de Centros de Saúde.
Para já o surto está localizado nos lares de idosos da instituição e, de acordo com o presidente da Câmara, há a possibilidade de a estrutura de Ortiga poder vir a apoiar a Misericórdia de Mação, de forma solidária, fazendo uma parte do apoio domiciliário.
Com 30 funcionários da Misericórdia infetados o concelho de Mação tinha ontem 90 pessoas em vigilância ativa, pelo que o presidente do Município deixou o apelo para que as pessoas cumpram as regras de confinamento por forma a que não se agrave ainda mais o surto.
Vasco Estrela revelou que a Proteção Civil, e ouras entidades, estão a acompanhar em permanência esta situação que classificou como grave e que tem desde a semana passada 85 pessoas infetadas com o SARS-Cov-2. Entre hoje e amanhã serão conhecidos todos os resultados dos testes que foram feitos esta semana.
Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação
Recorde-se que a 27 de dezembro o surto contava com 61 pessoas infetadas, 45 utentes e 16 funcionários. O surto foi detetado em 14 funcionários e que, na véspera de Natal, evoluiu para um total de 61 doentes, dos quais dois utentes estão hospitalizados.
Há também a registar um óbito no último fim de semana.
O surto afeta o edifício sede da Santa Casa onde funciona o lar e vivendas anexas a par da parte administrativa, cozinha, centro de dia e equipamentos diversos.
Por outro lado, face ao número de funcionários infetados e em vigilância ativa, porque tiveram contactos com os positivos, a Segurança Social já ativou uma das suas Brigadas de Intervenção Rápida para reforço de profissionais na instituição.
Além da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), a Santa Casa da Misericórdia de Mação disponibiliza ainda os serviços de creche, centro de dia, apoio domiciliário, e atividades de tempos livres. A instituição conta com cerca 160 utentes e 110 funcionários nas várias valências.