Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Autarquia lança concurso para nova Unidade de Saúde Familiar (c/áudio)

7/08/2024 às 11:57

O executivo municipal de Abrantes provou, por unanimidade, o lançamento do concurso público para as obras no edifício que irá acolher uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) que deverá abranger todo o território do norte do concelho. A nova USF, quando estiver a funcionar, terá uma capacidade para 11 mil utentes e o valor as obras de adaptação da antiga escola primária das Hortas, em Alferrarede (em frente ao McDonalds), tem um valor base de 2,2 milhões de euros. A obra terá um prazo de execução de um ano e meio e já conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 1,5 Milhões de Euros.

Em declarações aos jornalistas o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, reforçou a importância desta empreitada, acrescentando ainda desejar “que o processo concursal decorra rapidamente, é um investimento muito significativo que tem o apoio do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] de 1,5 milhões de euros, mas depois há uma parte substancial de financiamento do próprio município.”

O concurso público hoje aberto, de acordo com os documentos, tem um prazo de 30 dias para receção de candidaturas à empreitada, um investimento na ordem dos dois milhões e 259 mil euros e com um prazo de execução em 540 dias.

O projeto de “requalificação da Escola Primária de Alferrarede para instalação da Unidade de Saúde Familiar Norte de Abrantes”, define uma área de abrangência de 210 quilómetros quadrados e um total de cerca de 11.100 utentes, respeitantes às freguesias do norte do concelho, ficando “todo o território coberto” por USF.

Refira-se que Abrantes tem já a funcionar duas USF, sendo que a USF D. Miguel de Almeida está no centro da Cidade, e USF Beira Tejo em Rossio ao Sul do Tejo onde estão incluídos os polos de Bemposta e Tramagal. O autarca explicou que “temos duas USF a funcionar […], mas temos de efetivar este modelo organizacional também no norte do concelho, a partir de Alferrarede, juntando aqui os polos de Carvalhal, Mouriscas e Rio de Moinhos”, indicou Manuel Jorge Valamatos, salientando que a reorganização dos serviços de saúde no concelho é “muito importante” para minimizar o problema da falta de médicos de família.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Esta nova USF, que é chamada USF norte, mas que a Antena Livre sabe que para já é um nome indicativo e não definitivo, terá como zona de abrangência as freguesias de Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Carvalhal, Fontes, Martinchel, Mouriscas e Rio de Moinhos, locais onde, atualmente, “a grande maioria destes utentes encontra-se sem médico de família” atribuído.

Para o autarca socialista, este modelo organizativo de gestão das Unidades de Saúde Familiar, que “amplia a capacidade de captação de profissionais de saúde”, é “a única forma de responder a este problema”. E explica que é, por outro lado, mais atrativo para os profissionais de saúde. Porque ganham mais, porque trabalham em equipas (médico, enfermeiro e administrativo) e, porque o Município acrescenta apoio financeiros aos clínicos.

De acordo com os dados recolhidos pela Antena Livre, quando foi criada a primeira USF, o Regulamento de Incentivo à Fixação de Médicos nas USF de Abrantes, tinha previsto um apoio anual de 9 mil euros para cada clínico que integrasse a USF de Abrantes. Ainda de acordo com o regulamento, o referido apoio seria atribuído durante dois anos e meio podendo ser prorrogado. Numa fase subsequente e também por deliberação do executivo, houve uma alteração e o valor foi atualizado para 11.250 ano por médico. É o valor que está em vigor e que, a não ser atualizado, deverá ser aplicado a esta nova USF.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

O que está em causa, explicou Manuel Jorge Valamatos, não é apenas fazer uma obra ou criar um edifício. O que está em causa é ter um modelo de organização mais apelativo para os profissionais de saúde e, neste caso, incluir os três polos (Carvalhal, Mouriscas e Rio de Moinhos) nesta estrutura. Quer dizer que haverá consultas também nos polos e não apenas na sede da USF.

Com esta USF, indica o município, pretende-se atribuir médico de família aos 11.100 utentes inscritos nas freguesias abrangidas, oito mil dos quais na União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, 1.400 no polo de Mouriscas, 1.100 no polo de Rio de Moinhos e 600 utentes no polo de Carvalhal.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

No âmbito do projeto já aprovado, a antiga escola primária das Hortas, em Alferrarede, será ampliada, ocupando o terreno do antigo recreio, e será dotada, numa área global de 2.052 metros quadrados, de quatro áreas funcionais compostas por entrada/receção, apoio administrativo, prestação de cuidados de saúde e apoio geral.

Centro de Saúde de Alferrarede com financiamento de 300 mil euros para obras 

 

Ainda na reunião do executivo de Abrantes ficou a saber-se que o Município garantiu um outro envelope financeiro do PRR para obras de requalificação e adaptação do atual centro de saúde em Alferrarede. Trata-se de uma verba de cerca de 300 mil euros para remodelar aquele edifício que “funcionará com o objetivo de acolher todos os serviços da unidade de recursos assistenciais partilhados da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo” na área dos cuidados primários de saúde.

Manuel Jorge Valamatos vincou que esta é também “uma intervenção muito relevante” e que “vai criar melhores condições” para profissionais e utentes, nomeadamente “ao nível de serviços de medicina dentária, podologia, nutrição, psicologia, fisioterapia, cardiopneumologia e serviço social.”

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Manuel Jorge Valamatos concluiu com a referência às competências da autarquia e do estado, sendo que o Município está a criar as condições físicas para que a Administração Regional de Saúde e a Unidade Local de Saúde possam, depois, criar a orgânica e a abertura de concursos para os recursos humanos desta nova USF.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB