Município Abrantes
PUB

Constância: Castiçais em destaque na Peça do mês

2/12/2022 às 12:27

Para este mês de dezembro, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, escolheu um conjunto de Castiçais como Peça do mês para estar em destaque numa das suas salas.

O castiçal é composto por três partes: base, haste e aparador ou arandela, parte saliente da boca do castiçal ou peça que ali se coloca para aparar os pingos da vela.

No par de castiçais que está em destaque na Peça do mês, cada um tem uma boca, para encaixar uma vela. Possuem uma base redonda assente sobre seis pés e encontram-se decorados com pequenos frisos.

O castiçal era um utensílio decorativo indispensável à atividade noturna e destinava-se a alumiar, numa altura em que ainda não existia luz elétrica, principalmente nas casas abastadas, nomeadamente os santos, nos oratórios, armários ou nichos onde os proprietários da casa tinham imagens da sua devoção. Estas peças também eram utilizadas nos altares das igrejas e das capelas.

Recorde-se que a Peça do mês está exposta numa das salas do museu, onde pode ser apreciada e a sua divulgação é efetuada através das páginas de Facebook do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.

 

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2023
Jornal de Abrantes - fevereiro 2023
PUB