Antena Livre
Deseja receber notificações?

Tomar: Convento de Cristo recebe concerto “Fantasia”

3/06/2024 às 12:45

O Convento de Cristo recebe "Fantasia" Concerto para Tiorba, por Tiago Matias, no dia 5 de junho, pelas 16 horas, na Sacristia Filipina.

"Fantasia" reúne cinco obras para Tiorba Solo dedicadas a Tiago Matias, compostas por Anne Victorino d'Almeida, Sérgio Azevedo, Fernando Lapa, Luís Cardoso e Fátima Fonte. É o primeiro disco a nível mundial composto exclusivamente por música contemporânea para tiorba.

"A Tiorba, instrumento de cordas da família do alaúde, desempenhou ao longo da sua história maioritariamente uma função de instrumento de acompanhamento, sendo essa a explicação mais plausível para a relativa pouca quantidade de música a solo composta para o instrumento durante o período barroco."

“Fantasia” nasceu do desejo de dotar este instrumento tão peculiar de mais repertório. Tiago Matias lançou, assim, o desafio a compositores portugueses contemporâneos para criar um discurso musical novo, com recurso a um dos instrumentos barrocos mais identitário das orquestras barrocas, hoje e nos séculos XVII e XVIII. A resposta foi também um desafio para Tiago Matias, a nível técnico e musical, levando-o a procurar soluções que desconhecia e que ainda não tinham sido exploradas no instrumento. Este exercício de criatividade para compositores e intérprete resultou nesta “Fantasia”, que é também a primeira edição mundial exclusivamente composta por música contemporânea para tiorba solo.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2024
Jornal de Abrantes - junho 2024
PUB