Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes e Alferrarede: Freguesia abre polo e Balcão SNS no centro histórico de Alferrarede (c/áudio)

22/05/2025 às 09:53

Foi um dois em um. A abertura do polo da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, no centro histórico de Alferrarede, que irá albergar o primeiro Balcão SNS 24 do Médio Tejo.

A inauguração oficial teve lugar na manhã desta quarta-feira, dia 21, e contou com a presença de diversas instituições ligadas à saúde, nomeadamente da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. O polo está situado na Rua do Comércio, próximo do Largo do Cinema de Alferrarede, e permitirá aos cidadãos aceder aos serviços habituais prestados pela Junta de Freguesia e, a partir de agora, também a serviços de saúde.

Há ainda uma vertente móvel deste balcão, que funcionará igualmente na Carrinha do Cidadão.

O Balcão SNS 24, o primeiro deste género na região do Médio Tejo, junta-se a mais de quatro centenas já existentes no país, com o objetivo de aproximar os munícipes dos serviços de saúde. Este balcão não pretende substituir os centros de saúde, mas poderá ser uma alternativa válida para quem precisa tratar de assuntos nesta área. Uma das valências será a marcação de consultas com médicos disponíveis para telemedicina, o que poderá aliviar a pressão nos centros de saúde.

Este Balcão SNS 24 surge no seguimento de um protocolo assinado entre o Município de Abrantes, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, no âmbito do qual os funcionários da Junta de Freguesia recebem formação especializada por parte das estruturas de saúde, de forma a prestar o apoio necessário aos cidadãos que ali se desloquem.

Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, frisou que o trabalho das juntas de freguesia não se resume a cortar ervas: “Serve também para garantir a proximidade ao cidadão, apoiando no preenchimento do IRS, nas queimas e queimadas e, agora, com este Balcão SNS 24, para que não haja tanta pressão sobre os nossos serviços de cuidados de saúde primários.” Acrescentou ainda acreditar que, dentro de alguns meses, existirão mais balcões na região.

 

Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede

João Oliveira, diretor do Centro Nacional de Telessaúde do SNS 24, afirmou que “é um gosto abrir mais um Balcão SNS 24 – já são mais de 400 a nível nacional”. Destacou que “a proximidade à população é o mais importante neste balcão. Trata-se de um serviço alternativo que não substitui o centro de saúde, mas sim o complementa.”

 

João Oliveira, diretor do Centro Nacional de Telessaúde do SNS 24

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, sublinhou que, para fixar pessoas nos territórios, é necessário criar boas condições. De seguida, referiu que esta abertura do Balcão SNS 24 “é um bom exemplo de como as pessoas podem encontrar alternativas e soluções para os seus problemas, de forma fácil”.

O autarca salientou ainda que a Carrinha do Cidadão também está a funcionar com o Balcão SNS 24. Trata-se de uma estrutura móvel, capaz de chegar a quem está mais afastado das estruturas informáticas e dos meios digitais. No interior da carrinha serão prestados os mesmos serviços que no balcão físico.

Valamatos indicou ainda que “é intenção do Município que este Balcão SNS 24 seja alargado a outras freguesias”.

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Após a inauguração do polo da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, foi possível visitar a Carrinha do Cidadão, equipada com dois espaços: um destinado à área administrativa e outro aos serviços de saúde. Neste contexto, o presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo destacou a necessidade de alocar um serviço de enfermagem.

Interior da Carrinha do Cidadão

Casimiro Ramos indicou que a ULS irá disponibilizar duas carrinhas para o serviço móvel na região, mas que Abrantes já tem as condições necessárias para avançar de imediato. O administrador sublinhou que “estas instalações e este serviço são, para nós, muito importantes, uma vez que a estratégia, desde o início, é facilitar o acesso aos cuidados de saúde.” Acrescentou ainda que “Abrantes tem sido pioneira em várias medidas ao nível dos serviços de proximidade e tem agora o primeiro Balcão SNS 24 do Médio Tejo.”

Casimiro Ramos - presidente CA ULS Médio Tejo

“Não vai resolver tudo, mas é mais um serviço que permitirá marcar consultas, exames, consultas de telemedicina, atualizar os registos do utente, entre outros”, concluiu.

O Balcão SNS 24 de Alferrarede funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X