SMA
PUB

Sardoal: GETAS levam “Auto da Barca do Inferno” em peregrinação pela vila

14/11/2022 às 15:41
DR

O GETAS vai levar à cena no próximo dia 19 de novembro, pelas 21 horas, a peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, tendo como palco vários locais emblemáticos da vila.

Com encenação de José Ramalho, diretor artístico do Teatro Figura, a realização deste espetáculo procura a utilização do espaço urbano do núcleo histórico da vila de Sardoal como espaço cénico, privilegiando a Praça da República com o Pelourinho e o painel de azulejos ilustrando uma obra de Gil Vicente como epicentro. A encenação assenta, desta forma, num programa de peregrinação pela vila de Sardoal, fazendo decorrer o espetáculo em quatro locais: Praça da República, Cadeia Velha, Igreja da Misericórdia e Igreja Matriz.

O projeto artístico tem como objetivo central “o uso de um texto clássico, cuja modernidade está presente nas dimensões sociológicas e psicológicas das personagens, corroboradas pela genialidade do texto e sua relação intemporal com o nosso quotidiano”. Na perspetiva de trazer novos discursos estéticos, aportando novas linguagens, pretende-se “provocar outros olhares, desafiando os públicos à descoberta do património, promovendo a sua valorização e a consciência da responsabilidade individual e coletiva da sua preservação”.

A iniciativa insere-se no projeto “Caminhos Literários”, que resulta de uma candidatura conjunta apresentada pelos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020. O projeto, que explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre e trará a estes territórios vários espetáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros.

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2023
Jornal de Abrantes - fevereiro 2023
PUB