Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: Mação: Exposição de escultura de Sandra Borges até novembro

7/10/2021 às 11:25

Mação recebe, de 9 de outubro a 30 novembro, a Exposição de Escultura “Ouve-me – Vê-me – Sente-me” de Sandra Borges.

A inauguração terá lugar no sábado, 9 de outubro, às 16 horas, na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira.

Esta exposição apresenta uma série de esculturas cuja linguagem se inspira na economia de meios visuais empregues pelos artistas de cartoon como Quino e Mordillo na comunicação de uma ideia ou discurso.

Formalmente, esta série pede emprestado a uma forma de comunicação mais recente -os emojis - a utilização do rosto humano nos seus elementos fundamentais - os olhos, nariz e boca - para convir uma determinada emoção ou intenção.

A intenção é a de criar um contexto onde a escultura apresenta ao observador um determinado conceito ou discurso que pode ser interpretado de diferentes formas pelo observador, embora balizado pelo pathos representado. Estes vários níveis de significação provêm tanto da relação do objeto com o espaço, de como é disposto ou apresentado, mas também pela interpretação da expressão facial, forma de comunicação não verbal que é tão necessária ao ser humano ao ponto de ter havido a necessidade de criar um léxico específico para preencher as lacunas da escrita nas interações quotidianas atuais.

A Exposição estará patente de 9 de outubro a 30 de novembro, nos dias úteis, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Sandra Borges nasce em Lisboa em 1979, é uma artista cujo trabalho está centrado nas relações humanas. Embora o seu trabalho tenha passado por várias experiências formais na busca de uma linguagem própria, a preocupação base mantém-se: partindo da observação dos comportamentos do quotidiano, a escultora procura as características que definem a identidade cultural e individual e em como o balanço entre estas duas facetas é integral para a definição de uma personalidade.

Sandra Borges trabalha essencialmente com pedra portuguesa, podendo, sempre que a obra o exige, utilizar outros materiais e técnicas, como metal, cerâmica ou acrílico. As obras de arte da artista têm um toque muito pessoal onde podemos encontrar a tradição da escultura em pedra com outros materiais e linguagens plásticas.

Expõe desde 2004, tendo obra representada tanto em Portugal como no estrangeiro.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - dezembro 2024
Jornal de Abrantes - dezembro 2024
PUB