A sub-região do Médio Tejo esteve em destaque na BTL, a Bolsa de Turismo de Lisboa que este ano se apresenta como Better Tourism Lisbon, na quarta-feira, 12 de março. Sob o mote onde “a história ganhou vida”, a região apresentou duas mãos-cheias de projetos dos vários municípios. Foi ainda dia de apresentar da Rota dos Templários com a entrada de mais sete municípios, entre outros, Abrantes, Ourém e Torres Novas.
A primeira ação da tarde foi mesmo acrescentar mais sete municípios às 14 entidades que já tinham celebrado o protocolo inicial, também na BTL, mas em 2023.
Entraram na Rota os Municípios de Abrantes, Idanha-a-Nova, Mogadouro, Ourém, Reguengos de Monsaraz, Sertã e Torres Novas que permitem consolidar a oferta turística existente no Médio Tejo, que pretende crescer a nível nacional e apontar a destinos europeus, nomeadamente França, Itália e Espanha, onde existe a marca dos Templários.
Esta temática é cada vez mais procurada por Turistas estrangeiros que vêm em busca do misticismo e dos segredos desta Ordem Militar, adiantou Luís Albuquerque, vice-presidente da CIM.
A apresentação e entrada dos novos membros na Rota dos Templários aconteceu no espaço do Turismo Religioso.
Ainda no mesmo espaço, Jorge Simões, secretário da CIM Médio Tejo, apresentou os Caminhos de Fátima no Médio Tejo. Este recente caminho de 220 km, distribuído por três itinerários e dez jornadas, oferece uma experiência de peregrinação estruturada, com sinalização adequada, pontos de descanso e alojamentos. Criado em colaboração com o Centro Nacional de Cultura e os municípios da região, o caminho enriquece o turismo religioso no território.
Na altura Jorge Simões deixou a indicação de que está a ser criado um quarto itinerário para incluir os concelhos de Mação e Sardoal, que neste momento não integram esta rota.
Luís Albuquerque, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, destacou a aposta numa oferta diversificada que é alavancada pelos dois produtos mais fortes: Fátima e Convento de Cristo. E a ideia continua a ser aproveitar as portas de entrada de milhões de visitantes para mostrar as outras ofertas variadas da região. E o turismo natureza, aliado aos vinhos e às tradições desta região, constituem um produto em crescendo.
Mas o Médio Tejo tem ofertas de desportos náuticos, doçaria e gastronomia, turismo militar, religioso, industrial, patrimonial.
Luís Albuquerque
A vice-presidente da Turismo do Centro de Portugal deixou claro que a aposta pré-pandemia continua a dar frutos, pois é uma das regiões que regista um crescimento sustentado. A ex-autarca de Tomar apontou o mercado espanhol como uma das presenças mais fortes, mas indicou depois o norte-americano com um potencial enorme, e o crescimento da procura de coreanos pelo turismo religioso.
Anabela Freitas indicou que esta é uma região enorme, pois são 100 municípios, com todo o tipo de ofertas o que permite diversificar mercados. E deu exemplo de promoção em parceria com o Norte, Alentejo e a Estremadura espanhola, que aportam ao setor mais escala ou uma oferta muito superior do que a promoção isolada.
E a BTL é um destes pontos de oportunidade para vender as “ofertas” e fazer negócio, porque os três primeiros dias da BTL é para operadores e agentes turísticos. E, garantiu Anabela Freitas, é um local onde se faz muito negócio.
Anabela Freitas
Mais tarde, o Médio Tejo “deslocou-se de armas e bagagens” para o espaço da Turismo do Centro, local onde apresentou as propostas turísticas do seu município e onde a CIM tem um balcão para promover as ofertas desta região.
O Wellness Weekend volta a repetir-se em Tomar, este ano em junho. Trata-se de um evento com atividades terapêuticas, alimentos biológicos, espaço zen e experiências sustentáveis. A apresentação esteve a cargo de Jorge Rodrigues, da ADIRN - Associação de Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.
Jorge Rodrigues
Já o Município de Vila Nova da Barquinha apresentou o seu projeto de Turismo Acessível com a uma “Experiência Imersiva e Inclusiva”. Ana Alves, do Município barquinhense apresentou as ideias base.
Ana Alves
O projeto “Caminhos Literários” dos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal levou à BTL “Camões, Gil Vicente e António Botto”. Este projeto foi explicado por Luís Filipe Dias, vereador com o pelouro da Cultura da Câmara de Abrantes, que aos jornalistas indicou a necessidade de digitalização da rede por forma a entrar no futuro.
Luís Filipe Dias
Estava o vereador abrantino a explicar o projeto de um livro físico ter permitido criar 62 páginas, em pedra, para colocar em outros tantos locais destes três concelhos, quando percebeu que na plateia estava José Luís Peixoto.
É que o escritor, de Galveias, mas que nasceu em Abrantes, é o autor do livro que “mostra” estes locais nos três concelhos.
E, sem rede, José Luís Peixoto foi chamado a deixar o seu testemunho sobre este projeto literário.
José Luís Peixoto
O Museu Nacional Ferroviário, do Entroncamento, levou à BTL o projeto “Mínimo” que é, nada mais nada menos do que o Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário. Fruto da parceria entre a Fermodel, o Museu Nacional Ferroviário e o Município do Entroncamento este é um projeto inédito no panorama do modelismo ferroviário em Portugal.
Dilma Miguel, do Museu Nacional Ferroviário, explicou esta iniciativa.
Dilma Miguel
Ourém apresentou o seu festival de Setembro. Foi o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, a explicar que festival é este que num fim de semana mostra-se como um evento multidisciplinar e multicultural.
Luís Albuquerque
Torres Novas apresentou o seu Encontro do Património Natural de Torres Novas e Mação, através da presidente do Município, Margarida Lopes, levou à feira do turismo o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo – “um espaço renovado”. Aos jornalistas a autarca explicou que Mação tem o Museu, mas depois, fora de portas, tem uma oferta muito grande desde a pré-história à etnografia, no Núcleo Museológico de Ortiga. E agora prepara, para Envendos, uma outra oferta ligada à história de trabalhar as carnes e os enchidos.
Margarida Lopes
O dia culminou com uma mostra gastronómica regional, deliciando os visitantes com os sabores autênticos do Médio Tejo.
Já esta quinta-feira o Médio Tejo voltou a estar em destaque, mas já com a Estação Náutica de Castelo do Bode.
Esta Estação, que reúne mais de 40 parceiros, entre atividades públicas e privadas em torno do lago de Castelo do Bode, foi apresentada no Stand da Turismo do Centro, juntamente, com as Estações Náuticas de Alto Côa, Oleiros, Pedrogão Grande, Penamacor e São Pedro do Sul.
A CIM Médio Tejo reforçou o seu compromisso em dinamizar Castelo do Bode como destino turístico, destacando a candidatura “Castelo do Bode 365”, que visa promover o lago ao longo de todo o ano, consolidando-o como um destino de eleição.
A programação da região do Médio Tejo continua este fim de semana, dias 15 e 16, com momentos de apresentação de festividades, degustações, grupos musicais e folclóricos, entre outros momentos a decorrer no Stand da Turismo do Centro.
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