O Caminhos, Cultura em Rede, chega ao Médio Tejo “para promover a diversidade, a integração, a contemporaneidade e a identidade regional”. O Caminhos é uma oferta cultural de programação em rede, de acesso livre e gratuito.
Partindo da premissa: “programar como ato de criação”, a programação do Caminhos assenta na proximidade e no conhecimento do território, promove uma ligação espontânea aos públicos e estruturas e à participação da população, direcionando-se, em alguns casos, a públicos-alvo específicos, como universidades seniores, alunos ou trabalhadores.
Programação assenta na proximidade e no conhecimento do território
No dia 11 de outubro, o Caminhos arranca com Pedro Giestas, que vai estar com a peça teatral “A Visita”, no Centro Cultural Alfredo Keil, em Ferreira do Zêzere, às 21h30.
No dia seguinte, a 12 de outubro, acontece um momento teatral chamado “Emídio”, de Sandro William Junqueira & Giacomo Scalisi, no Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, em Tramagal, Abrantes, às 21h30.
Constância acolhe a apresentação pública “Leituras Encenadas” por parte dos alunos do Agrupamento de Escolas no dia 18 de outubro, às 18h00. Os alunos estarão com Miguel Sopas de 16 a 18 de outubro numa ação de capacitação dedicada à leitura. No dia 19, pelas 21h30, o músico Nilson Dourado chega à Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol, em Torres Novas.
Ourém recebe Eva Ribeiro com uma ação de capacitação, dedicada ao estudo da linguagem clown, que decorrerá de 21 a 26 de outubro, entre as 20h30 e as 22h30, na Sala Estúdio do Teatro Municipal de Ourém, direcionada ao público em geral. Eva Ribeiro estará também em Vila Nova da Barquinha com esta ação, nos dias 1 a 3 de novembro. A apresentação pública decorrerá no dia 3, no auditório do Centro Cultural, às 16h00.
Ainda em outubro, de 28 a 31, os trabalhadores por turnos de Alcanena serão convidados a participar numa experiência de escrita com Ricardo Cabaça, chamada “Dramaturgia no território”, que será um projeto de continuidade e que trará novidades em 2025.
De 4 a 8 de novembro, Mação acolhe Ângelo Castanheira, que vai estar reunido com os alunos da Universidade Sénior do concelho numa ação de capacitação de teatro, com apresentação pública no Cineteatro Municipal, dia 8 de novembro, pelas 18h00.
Entre 11 a 13 de novembro, a partir das 21h00, Marco Paiva promove a ação de capacitação “Como desenhar um território”, num momento direcionado aos membros do grupo de teatro Espaço Zero, na antiga escola EB1 de Carril, na Junceira, no concelho de Tomar.
O teatro de marionetas “Bonecos do Mercado” chega ao Mercado Municipal do Entroncamento no dia 23 de novembro, pelas 11h00. E o Sardoal acolhe, nos dias 22 e 23 de novembro, Rui Sousa, que estará com o atelier de construção de marionetas no Centro Cultural Gil Vicente, num projeto de continuidade.
Todas as informações estão em https://caminhos.mediotejo.pt/.
O Caminhos
Criado em 2017 pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios integrantes, o Caminhos pretende proporcionar encontros em redor da cultura, promovendo o encontro dos artistas com as comunidades e estimulando o cruzamento da arte com o entretenimento.
O Caminhos percorre os onze concelhos do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.