Os passadiços da Rota das pesqueiras e lagoas do Tejo foram inaugurados em fevereiro de 2022 e eram a grande atração para quem queria apreciar as margens ribeirinhas do Tejo, em Ortiga. Em dezembro desse mesmo ano, as descargas elevadas da Barragem de Belver, acabaram por “levar” uma parte dos passadiços. Vão agora ser requalificados, com algumas alterações ao circuito.
O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, deu conta de que “vamos ter uns passadiços diferentes”.
O autarca explicou que haverá “mais zonas de pé posto e construção de passadiços numa zona mais elevada, onde não há risco de a água chegar, pelo menos, nunca tal aconteceu. Terão também uma disposição diferente para evitar que a água entre de frente no próprio passadiço. Vai também haver uma ou outra reconstrução de passadiço em locais que conseguiram escapar à intempérie que aconteceu” em dezembro de 2022. Na zona junto ao Miradouro da Boavista também vai haver uma nova intervenção que não esteve contemplada na primeira construção. Neste novo trajeto, “não haverá zona de passadiço tão perto das pesqueiras mas a acessibilidade vai manter-se”.
Em junho deste ano, Vasco Estrela já tinha dito que o anteprojeto estava pronto, que “a candidatura está aprovada pela CCDR” e que tinha sido submetido um parecer à Agência Portuguesa do Ambiente. Agora, “temos um parecer positivo, que era o que faltava. Temos o projeto e desde agosto que esperávamos esta aprovação”.
“É uma obra de 373 mil euros que vamos lançar por estes dias”, disse o autarca, pois “terá que ficar concluída até final do ano de 2025 porque o Fundo de Emergência Municipal, que vai financiar parte da obra, tem a sua vigência até essa data”. Por parte do Fundo de Emergência, a comparticipação será de 174.437,80 euros, saindo o restante do Orçamento Municipal.
A intenção da candidatura ao Fundo de Emergência Municipal foi anunciada em abril de 2023 visto o Fundo ter sido criado “para fazer face às ocorrências que o país sofreu naqueles dias” de dezembro de 2022.
Caudal do Tejo levou parte dos passadiços de Ortiga
Os Passadiços de Ortiga foram inaugurados a 25 de fevereiro de 2022, numa cerimónia que contou com a presença da presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro, Isabel Damasceno.
A Rota das Pesqueiras e das Lagoas do Tejo localiza-se à beira Tejo, por entre 1,2 quilómetros de passadiços e de troços de terra batida.
Esta rota levava-nos pela margem direita do rio Tejo, orientado a sul, ligando o Bairro dos Pescadores de Ortiga ao Morro da Boavista. Tratou-se de um investimento de mais de 300 mil euros, comparticipado a 85%.
Só que as descargas elevadas da Barragem de Belver no dia 13 de dezembro de 2022, acabaram por “levar” uma parte destes passadiços. Vão agora ser recuperados mas com algumas alterações para que as intempéries não voltem a danificar o material.