Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Sertã: “Raízes Folk Fest” apresenta Folclore do Mundo de 14 a 19 de agosto

9/08/2023 às 11:00

De 14 a 19 de agosto os municípios de Sertã, Mação, Oleiros, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova e Vila de Rei recebem a iniciativa “Raízes Folk Fest – Festival de Folclore do Mundo”.

Promovida pelo Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim do Nesperal e de Cernache do Bonjardim, a iniciativa conta com o apoio institucional do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF) e a parceria dos municípios que acolhem o festival.

O “Raízes Folk Fest” pretende ser uma grande celebração dos povos e das tradições de um mundo que tem no folclore uma das máximas expressões da sua identidade e cultura, trazendo aos palcos desta região grupos folclóricos oriundos de vários países da Europa, América Central e América do Sul: Portugal, Irlanda do Norte, Polónia, Croácia, Eslovénia, Peru e Venezuela. A iniciativa foi apresentada publicamente a 31 de julho, no auditório da sede da União de Freguesias, em Cernache do Bonjardim, tendo estado presentes a direção do Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim do Nesperal e de Cernache do Bonjardim e presidentes e representantes dos municípios parceiros do “Raízes Folk Fest”.

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, focou a importância de as associações apresentarem e dinamizarem projetos “fora da caixa” e, sobre o “Raízes Folk Fest”, o autarca referiu tratar-se “de algo mais do que um festival de folclore: é verdadeiramente uma celebração da diversidade cultural do mundo, estando sob a alçada de uma organização parceira da UNESCO para a área da cultural imaterial da humanidade. Tem todo um espírito de troca de saberes, cultura, experiências e convívio entre povos que vêm de sítios muito diversos, de continentes muito diferentes. Cria-se aqui um ambiente de paz, de tolerância, que creio ser inédito na região”. O autarca destacou também a importância do apoio dos seis municípios, demonstrando o seu espírito aberto a este tipo de iniciativas e a disponibilidade em colaborar entre si.

Os espetáculos decorrerão de 14 a 19 de agosto “celebrando as Culturas e as Tradições do Mundo” nos palcos da região, com entrada livre. Além do Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim do Nesperal e de Cernache do Bonjardim, anfitrião do evento, participam também o Rancho Folclórico Etnográfico de Oleiros, Rancho Folclórico Chaveira Chaveirinha, Grupo de Danças e Cantares Populares de Sobreira Formosa, Rancho Folclórico de Vila Facaia, Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Campanário (Madeira), HKPD Bosiljak (Croácia), Grupo de Folclore «Ivan Navratil» - Metlika (Eslovénia), Keltic Flair, Jordan Academy (Irlanda do Norte), Nowa Huta Song and Dance Ensemble – Cracóvia (Polónia), Elenco Artístico Perú Multicolor e Ballet Folklórico Acuarelas del Peru e Compañia de Danzas Ballet Scorpio – Aurare – Estado Portuguesa (Venezuela).

No dia 14 de agosto, às 21 horas, o Parque de Feiras em Vila de Rei acolhe a Gala de Abertura de Folclore Internacional com atuações dos grupos de Portugal, Irlanda do Norte, Polónia, Croácia e Eslovénia. No dia 15 de agosto, às 21 horas, o Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, acolhe a Gala Internacional de Folclore com atuações dos grupos de Portugal, Peru, Venezuela, Polónia, Croácia e Irlanda do Norte. A 16 de agosto, o Polidesportivo da aldeia de Chaveira, no concelho de Mação, vai ser palco das atuações dos grupos de Portugal, Irlanda do Norte, Peru, Polónia e Croácia. No dia 17 de agosto, o Jardim da Devesa, em Pedrógão Grande recebe, às 21 horas, a atuação dos grupos de Portugal, Venezuela, Peru, Eslovénia e Croácia. A 18 de agosto, a partir das 10 horas, a vila da Sertã acolhe atuações em diversos pontos, iniciando no Largo do Município, seguindo para a Praça da República, Rua Cândido dos Reis e finalizando na Alameda da Carvalha. No mesmo dia, a partir das 21 horas, a Praça do Município em Oleiros vai ser palco das atuações dos grupos de Portugal, Eslovénia, Polónia, Peru e Venezuela. O Jardim da Memória em Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, acolhe o encerramento do “Raízes Folk Fest”, a 19 de agosto, às 21 horas, com a Gala Internacional de Folclore em que participarão todos os grupos participantes de Portugal, Venezuela, Peru, Eslovénia, Irlanda, Polónia e Croácia. Todos os espetáculos do “Raízes Folk Fest” têm entrada livre.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2024
Jornal de Abrantes - junho 2024
PUB