Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

2025: Tradições de ano novo em Portugal e no mundo

31/12/2024 às 12:00

A mudança de ano tem, em qualquer canto do mundo, tradições para além da festa e da receção a cada novo ano.

Há muitas tradições mais populares e outras mais modernas que repetem ano após ano. E há mesmo algumas que vão sendo importadas e adaptadas às realidades de cada país. Por cá, Portugal, multiplicam-se das festas de passagem de ano na rua com música, convívio e onde não faltam o espumante e as passas. E mais do que tudo abraços e beijos como forma de receber o novo ano.

Há, no entanto, uma mão-cheia de tradições.

- Comer 12 passas de uva à meia-noite: Quando soam as 12 badaladas, entra o novo ano e, nessa altura, os portugueses comem 12 passas de uva e pedem 12 desejos para o ano que está a começar. Ou seja, um desejo por cada badalada ou por cada mês do ano.

- Saltar de uma cadeira com o pé direito: Há quem acredite que, quando chega o novo ano, devemos estar em cima de uma cadeira, saltando para o chão com o pé direito. O salto simboliza a entrada no novo ano com boa sorte.

– Ter dinheiro na mão, no bolso ou no sapato: Há também a superstição associada ao novo ano. Por isso há muitos supersticiosos que dizem que deve entrar-se no novo ano com dinheiro na mão, no bolso ou no sapato para atrair abundância de dinheiro durante todo o ano. E os exemplos são variados. Há quem tenha uma nota na mão no momento de saltar da cadeira com o pé direito. É o dois em um.

– Roupa interior de cor azul: As tradições de ano novo influenciam também o que se veste na noite da Passagem de Ano, em particular, a roupa interior. Além de ter de ser nova, a roupa interior deve ser de cor azul para atrair boa sorte para todo o ano. Mas outras cores podem ser associadas aos desejos de ano novo (Azul: Boa saúde; Verde: Melhor sorte; Rosa: Sorte no amor; Vermelho: Romance e paixão; Branco: Felicidade, paz e alegria; Amarelo: Prosperidade)

– Fazer muito barulho à meia-noite: Bater tachos e panelas à janela, partir pratos, são algumas das opções para fazer barulho e criar o caos. Este momento é entendido como uma purificação, afastando tudo o que é negativo.

No mundo existem outras tradições de passagem de ano. E algumas são muito curiosas. Deixamos aqui algumas.

Grécia: A cebola pode trazer sorte para o ano que se aproxima. No dia de Ano Novo é comum as famílias frequentarem a igreja, no entanto, quando estão de regresso a casa penduram uma cebola na porta. Acredita-se que esta tradição traz saúde, fertilidade e longevidade.

Escócia: A tradição diz que após a meia-noite do novo ano, a primeira pessoa a entrar em casa deve levar um presente. Por norma, o convidado leva carvão, que simboliza calor para o ano seguinte, pão preto, Shortbread (uma bolacha escocesa), sal ou whisky para representar saúde, prosperidade e barriga cheia para o próximo ano.

Filipinas: Na passagem para o Ano Novo as bolas são as formas favoritas dos filipinos. A fruta que é servida tem de ser redonda, já que lembra as moedas, e há até quem use roupas às bolinhas.

Japão: A contagem decrescente para o início do novo ano é realizada através das 108 badaladas dos sinos, que se encontram localizados nos templos. A última badalada acontece à meia-noite e marca a entrada do ano novo japonês. A tradição representa também a purificação dos homens, uma vez que segundo o budismo, as badaladas ocorrem para renegar os 108 pecados humanos.

Dinamarca: Os dinamarqueses têm o costume de partir os pratos contra a porta dos familiares, após o jantar de Ano Novo - o que representa um gesto de boa sorte.

Porto Rico: A tradição é atirar 12 baldes de água para afugentar os maus espíritos. Quem está na praia, pode simplesmente atirar-se de costas para o mar.

Brasil: O uso de roupa branca e nova ajuda a afastar os maus espíritos. E se estiver na praia é hábito saltar sobre sete ondas.

Países Baixos: Uma das tradições mais geladas é praticada nas águas do mar do norte para o tradicional banho de ano novo. O maior risco associado a este costume é mesmo a hipotermia.

Espanha: A tradição de Ano Novo para dar boa sorte implica comer 12 uvas. Tal como em Portugal, onde se comem 12 passas, o objetivo é comer uma uva a cada badalada e pedir um desejo.

América do Sul: Alguns países da América do Sul têm como tradição usar roupa interior colorida na noite da passagem de ano e no dia 1 de janeiro.

África do Sul e Itália: Em algumas zonas da África do Sul e Itália, as famílias lançam mobílias antigas pela janela para esquecer o que de mau aconteceu no ano que passou e começar o ano novo com sorte.

Estónia: O fim de ano gira todo em torno da comida. Habitualmente, as pessoas comem sete vezes no dia 1 para garantir abundância no ano novo. E há quem coma entre nove e 12 vezes - dois dos números da sorte na Estónia.

Veneza, Itália: O beijo da meia-noite faz parte da passagem de ano em todo o mundo. No entanto, na véspera de Ano Novo, a Piazza San Marco, em Veneza, enche-se de milhares de habitantes locais e turistas para verem o fogo de artifício e para «um beijo em Veneza».

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - dezembro 2024
Jornal de Abrantes - dezembro 2024
PUB