“O Ribatejo – território, gentes e cultura – é uma região (não administrativa) marcada pela sua diversidade. De identidade fluida e plural, é, apesar de tudo, uma região que reconhece o seu nome e tem de si uma imagem, que foi trabalhada pelo tempo e pela política, pelo comércio e pelas andanças. Conhecer e recriar essa identidade é uma tarefa de todos os tempos”, revela a organização do Fórum Ribatejo.
O Fórum Ribatejo pensa que o Ribatejo “continua a fazer sentido, embora a Administração não lhe reconheça a unidade e a forma”. Por isso tem vindo a desenvolver um conjunto de ações “com vista a aprofundar o conhecimento e mesmo a investigação sobre quem somos e como somos”. Entre essas ações, merece particular atenção o III Encontro da Cultura Popular do Ribatejo, a realizar no dia 20 de novembro, no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.
“Também a cultura é como o chão em que se enraíza: constituída de camadas. E não é novidade que o sistema económico instalado não reconhece grande interesse à cultura popular e às suas personagens, salvo como produtos às vezes comercializáveis no âmbito do turismo. E, no entanto, não há Cultura sem cultura popular, não há povo que viva sem uma cultura que dê forma a essa vida. Assim foi sempre, assim é hoje”.
Olhar com interesse e rigor para essa cultura popular é o principal objetivo deste projeto – do Fórum Ribatejo em parceria com a Câmara Municipal da Barquinha. À semelhança das edições anteriores, prevê-se que o Encontro, apesar da pandemia ainda em curso, venha a reunir um conjunto diverso de pessoas dedicadas justamente à cultura popular do Ribatejo.
Promovido pelo Município de Vila Nova da Barquinha e Fórum Ribatejo, o evento é gratuito, com lugares marcados. As reservas podem ser feitas através do email reservas@cm-vnbarquinha.pt, ou através dos números de telefone 249720358, 962722668, 927410436. O levantamento de bilhetes será feito no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.
Programa
09h30 – Abertura dos trabalhos.
Apresentação do livro de Atas do II Encontro de Cultura Popular e III Mostra de Livros sobre Cultura Ribatejana.
Fernando Freire - Presidente da Câmara Municipal e Aurélio Lopes - Coordenador do Fórum Ribatejo
10h15 – Roberto Caneira - A meninice – histórias de infância na Glória do Ribatejo
Anabela Leandro dos Santos - Chiripés e estórias sem pés nem cabeça
Ana Saraiva - O imaginário das lendas nas representações identitárias
11h15 – Debate
11h45 - Intervalo
12h00 – Espaço Animação-Grupo Coral CRAMOL
12h30 – Almoço
14h30 – Ana Paula Guimarães - Artes de se curar em Ribatejo
15h00 – Ernesto Jana - Santa Iria: A oralidade e a escrita no crescimento e modelação urbanística de Tomar
José do Carmo Francisco - Lisboa presente em vinte quadras do cancioneiro de Vila Nova de São Pedro
Aurélio Lopes – Ensalmos e Benzeduras: A força da palavra e a analogia magico/assertiva
16h00 – Debate
16h30 – Intervalo
16h40 – Ana da Silva - Eu, que não cheguei a ser rainha ou o outro lado da tragédia
Teresa Claúdia - Ecofabular e tradição oral: Como as "mouras encantadas" podem apoiar a consciência ecológica e a preservação do património cultural imaterial português
Nuno Prates - A vida quotidiana do povo de Alpiarça e o seu cancioneiro popular
Ludgero Mendes - A importância dos provérbios na compreensão da cultura popular do Ribatejo
18H00 – Debate
18h30 – Espaço Animação – BARQUINHA SAUDOSA
19h00 – Sessão de encerramento: Paula Pontes - Vereadora da Cultura
Os trabalhos serão moderados por Alves Jana.
Simultaneamente com os trabalhos, em espaço adjacente, decorrerá a “III Mostra de Livros” sobre Cultura Popular do Ribatejo”.