Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: 14.ª edição do Curso de Liderança formou mais 31 jovens no RAME

11/09/2024 às 14:23

Realizou-se na segunda-feira, 9 de setembro, a cerimónia de encerramento do 14.º Curso de Liderança organizado pelo Rotary Club de Abrantes em parceria com o Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME). De 3 a 9 de setembro, foram 31 os jovens que fizeram a formação no Quartel de São Lourenço.

Na segunda-feira, os familiares juntaram-se a eles para um jantar convívio mas antes, Rotary Club de Abrantes e Exército Português, representado pelo RAME, assinaram o Protocolo de Colaboração.

“A celebração de Acordos de Colaboração ou Cooperação entre o Exército e outros organismos ou instituições públicas, visam permitir o cumprimento das missões que a Lei atribui a este ramo das Forças Armadas, tendo sempre como desiderato a prossecução do interesse público. Na prossecução das finalidades do Rotary Club de Abrantes, o mesmo pretende proporcionar aos jovens, entre os 17 e os 22 anos, a experiência de se submeterem a um Curso de Liderança. Este Curso foi idealizado para que os jovens possam adquirir conhecimentos e competências, que certamente constituem ferramentas importantes para utilizarem na sua vida futura e que contribuirão para o seu próprio desenvolvimento e também da comunidade onde se inserem. O Curso é destinado a um conjunto de cerca de 25 jovens, selecionados criteriosamente no universo dos estabelecimentos de ensino de Abrantes, Mação e Sardoal, entre outras entidades, como o Regimento de Apoio Militar de Emergência, Rotary Club de Abrantes, outros clubes rotários e patrocinadores do Curso. O Exército Português, através do Regimento de Apoio Militar de Emergência, apoiado pelo Centro de Psicologia Aplicada do Exército e pelo Departamento de Liderança da Academia Militar, possui as infraestruturas e recursos humanos capazes e competentes para ministrar formações/experiências, no âmbito da liderança”.

 

Depois de lido e assinado o Protocolo, Isidro Bernardino, presidente do Rotary Club de Abrantes, lembrou que já foram formados, desde 2010, quase 400 jovens.

“O Rotary Club de Abrantes agradece ao Exército Português, aqui representado pelo RAME, na pessoa do senhor comandante, coronel Tiago Lopes, o reforço da relação de cooperação iniciada há 15 anos e hoje reforçada pela presente formalidade”, disse. O presidente do Roatary afirmou ser “com grande alegria e gratidão que hoje estreitamos laços de confiança, assentes nos respetivos ideários, que se unem na senda do bem comum. Crente do espírito colaborativo e certo de que juntos podemos fazer mais e melhor, damos continuidade ao projeto de apoio aos jovens, com a concretização e finalização este ano do 14.º Curso de Liderança. E com a vontade expressa dos intervenientes neste Protocolo da sua realização futura por muitos anos, pois acreditamos na sua valiosa relevância na educação e formação dos jovens”.

Isidro Bernardino informou depois que “o primeiro Curso de Liderança promovido pelo Rotary Club de Abrantes, com a colaboração imprescindível do Exército Português, o RAME, teve lugar em 2010, sendo apenas interrompido em 2020 por motivo da pandemia de Covid-19. Até ao momento, já foram formados 392 jovens: 163 do género feminino e 229 do género masculino. Estes números falam por si, no cumprimento das metas que nos orgulham”.

O comandante do RAME, coronel Tiago Batista Lopes, chegou este ano a Abrantes mas gostou das mudanças que viu nos jovens após uma semana de formação. Começou por referir que “este já é um namora de longa data”.

“Eu tive o prazer de chegar, só este ano, e conversei com os nossos formandos”, começou por dizer. Como primeiras impressões, informou que “a primeira sessão fui eu que a ministrei e encontrei um misto de receio e de vontade de querer conhecer coisas novas. Eu comecei por ser um bocadinho brusco, ao dizer que eles tinham que ir cortar o cabelo (risos) e tinham que ir fazer umas coisas diferentes e eles ficaram a olhar para mim”, meio desconfiados.

“No final, transmiti-lhes três coisas que acho que são essenciais”, disse. O coronel Tiago Lopes revelou que “é o exemplo que todos os líderes têm que dar, porque não existem maus líderes. Existem líderes ou outras pessoas que não são maus líderes, porque um mau líder não existe. Ou é um líder ou é um chefe, um comandante, ou outra coisa qualquer. E líderes têm que dar o exemplo, têm que ser humildes e têm que reconhecer que o erro é uma prova de evolução. E, muitas das vezes ou quase sempre, o erro ensina mais do que o sucesso. Foi com esta abordagem, com esta vontade, que lhes transmiti que não não tivessem medo de errar ou de fazer as coisas. E hoje já estavam um grupo de jovens completamente diferentes, muito motivados e mais alegres”.

“No final”, disse, “pedi-lhes desculpa se o Portugal que lhes vamos entregar não é o Portugal que eles queriam, mas a partir de agora a missão é deles. São eles que têm de agarrar o nosso país, que tanto demorou e custou aos nossos antepassados a construir, para o qual nós contribuímos um bocadinho, mas agora o Portugal que fica é para eles e eles têm que agarrar no nosso Portugal e continuar”.

 

Após a cerimónia formal de assinatura do Protocolo de Colaboração, os presentes juntaram-se aos formandos e seus familiares para uma noite de convívio. A comprovar que o Curso de Liderança os “faz crescer”, esteve este ano em destaque um pé partido que, mesmo com alguma insistência para que desistisse, o jovem em causa decidiu que ficava e concluiu a sua formação.

O Curso de Liderança é realizado anualmente e destina-se a jovens entre os 17 e os 22 anos. 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB