Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Mouriscas: 700 inscritos para o Corvus Trail este domingo (c/áudio)

14/04/2023 às 11:10
Fotos: Facebook COA

O Corvus Trail vai levar aos trilhos da zona de Mouriscas cerca de 700 participantes nas várias provas agendadas e que tem como grande novidade “a mudança da arena”. Até aqui a concentração acontecia na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) e este ano vai acontecer no parque multiusos, no centro da Freguesia de Mouriscas.

As provas estão divididas pelo Trail Longo (30 km), Trail Curto (15 km), Mini Trail (12 km), uma caminhada (10 km) e o Trail Kid’s que terá a distância máxima de 2 km e decorrerá numa pista marcada no parque multiusos.

Artur Oliveira, do Clube Orientação e Aventura (COA) que organiza a prova, explicou que aceitou o desafio da Junta de Freguesia para a mudança da arena, pelo que neste dia como há mercado em Mouriscas aumentou ainda mais o desafio da organização. É que, entre participantes, e familiares são esperadas cerca de um milhar de pessoas em Mouriscas. Artur Oliveira, nesta conversa com o Ricardo Beirão, deixou o apelo para que os atletas cheguem mais cedo porque sendo um espaço novo os estacionamentos também carecem de novas rotinas. “O ideal era virem mais cedo, estacionarem, recolherem o dorsal e tomar o pequeno-almoço no local.”

Como há previsão de muito calor para o fim de semana (na ordem dos 30 graus) a partida do Trail Longo foi antecipada para as 08:30. O dirigente do COA deixou depois a indicação que com esta antecipação da prova maior houve a necessidade logística de ajudar todas as outras partidas, nomeadamente do Trail Curto para não haver cruzamento entre estas duas provas. O secretariado abre portas às 07:00 o que dá uma margem confortável para todas as questões logísticas pré-partida.

Artur Oliveira deixou a nota dos locais onde quem gosta destas provas pode ver os atletas em zonas mais técnicas. É uma informação que consta do GUIA DO ATLETA. Para além da partida e chegada no parque multiusos o Trail Longo vai ter uma passagem da Anta da Foz do Rio Frio (7,7 km), na subida da Pedra Branca (11,6 km) e na subida do Mota (23,2 km). Na subida da Pedra Branca é possível acompanhar a caminhada e o Mini Trail. A subida do Mota, lugar emblemático desta prova, também terá a passagem dos competidores do Trail Curto.

Artur Oliveira referiu que a prova não terá pontos intermédios de aferição de tempos uma vez que os percursos passam por zonas em que não há eletricidade, por um lado, e muitas dificuldades de comunicações móveis e de dados, por outro. Deste modo apenas as chegadas serão transmitidas nas redes sociais, em direto.

Nas novidades de 2023, apesar de a base do Corvus ser as ribeiras da Arcês e do Rio Frio, “temos sempre o cuidado de pôr algumas zonas novas. Mesmo nas zonas habituais as pessoas podem sempre ver coisas diferentes. Há um trabalho da Associação Cultural das Rotas de Mouriscas (ACROM) que vai sendo feito ao longo do ano e que apresenta diferenças a quem nos visita”, explicou Artur Oliveira.

O dirigente do COA notou que os acessos ao parque multiusos, arena deste Corvus Trail 2023, vai estar sinalizado para permitir que as pessoas cheguem com facilidade a esta nova localização.

Artur Oliveira, COA

O Corvus Trail vai na 5.ª edição, tem cerca de 700 inscritos, o secretariado abre portas às 07:00 e a primeira partida, do Trail Longo, acontecerá às 08:30. A arena está este ano instalada no parque multiusos de Mouriscas.

Mais duas notas, o COA vai sortear este domingo, 16 de abril, entre todos os participantes 5 cheques de 20 euros oferta da All Run e 5 dorsais para o Trail do Gavião.

E há uma curiosidade que vem de Setúbal. Trata-se da Tãlentos Team, a equipa mais numerosa no Corvus Trail Branco Gaspar com 56 inscritos.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB