Está a decorrer este fim-de-semana, de 23 a 25 de março, no Centro Equestre Vale de Ferreiros, no Pego, o Concurso Dressage Internacional – Rota Lusitana.
Segundo a organização, “o objetivo desta iniciativa está relacionado com o interesse manifestado pelos atletas e outros agentes da modalidade de Ensino em se conseguir, internamente, organizar provas de qualificação para os campeonatos da Europa e do Mundo, evitando assim deslocações a outros países com os custos daí resultantes. Neste contexto, e contando com a presença de juízes internacionais nesta rota, temos a legítima expectativa de ter uma boa adesão não só de cavaleiros nacionais mas também de cavaleiros de outros países europeus com o mesmo objetivo da qualificação para os referidos campeonatos”.
Por forma a dinamizar ainda mais cada um destes eventos e conferindo-lhe ao mesmo tempo uma maior abrangência, teremos calendarizadas provas nacionais e de Paradressage nacional e internacional. Esta será uma rota pioneira internacional e única em Portugal, com a perspetiva de se realizar durante um horizonte temporal de 3 anos.
Vítor Henriques Pereira, responsável do Centro Equestre Vale de Ferreiros e Membro da Comissão Organizadora do Rota Lusitana, acrescentou que “por forma a dinamizar ainda mais cada um destes eventos e conferindo-lhe ao mesmo tempo uma maior abrangência, teremos calendarizadas provas nacionais e de Paradressage nacional e internacional. Esta será uma rota pioneira internacional e única em Portugal, com a perspetiva de se realizar durante um horizonte temporal de 3 anos”.
Igualmente importante é a sequência dos concursos, de grande proximidade entre si, com o objetivo de manter o maior nº possível de cavaleiros participantes na rota, nomeadamente de cavaleiros estrangeiros, a estagiar em cada um dos três Centros Equestres envolvidos: Vale de Ferreiros, Coudelaria de Alter e Companhia das Lezírias.
“É de realçar que apesar desta rota se realizar nos primeiros meses do ano, estes são meses de condições climatéricas muito mais adversas no norte da europa, o que torna esta rota muito interessante para cavaleiros oriundos desses países. Por último, o nosso país continua a ser muito competitivo ao nível de custos de Alojamento e Estadia”, acrescenta a organização.
É ainda pretensão da Rota Lusitana, “criar espaços para a divulgação de produtos e serviços, áreas de negócio não só relacionadas com o cavalo mas aproveitando em simultâneo a capacidade financeira elevada do público relacionado com esta modalidade. Este público é maioritariamente não residente, permanecendo na região durante os dias de cada evento. Os eventos poderão movimentar algumas centenas de pessoas de forma direta entre cavaleiros, famílias, treinadores e tratadores, investidores, criadores de cavalos, júri, staff associado, etc. De forma indireta, contamos com uma boa adesão de público, uma vez que estes eventos estão normalmente integrados em festividades regionais”.
Depois de Vale de Ferreiros, no Pego, as próximas datas desta rota do Concurso Dressage Internacional vão passar por Alter do Chão, de 20 a 22 de Abril na Coudelaria de Alter, e de 4 a 6 de Maio na Companhia das Lezírias, em Benavente.
Nesta calendarização foram tomados em consideração alguns eventos locais de destaque que têm lugar nessas datas, como os Jogos Equestres na Companhia das Lezírias e as festas de Alter do Chão e o leilão de equinos na Coudelaria.
Vítor Henriques Pereira refere ainda “que eventos desta dimensão são normalmente organizados nos grandes centros, sendo portanto um grande motivo de orgulho proceder à sua organização em regiões do interior com forte tradição equestre. É uma boa forma de dar a conhecer a região em múltiplos aspetos e divulgar a nossa capacidade de organização deste tipo de eventos de projeção internacional”.