Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Já não há “pelados” nos Distritais. Relvados sintéticos oficialmente inaugurados

18/12/2017 às 00:00

Fernando Gomes, Maria do Céu Albuquerque, João Paulo Rebelo e Francisco Jerónimo

A “aventura” começou no dia 1 de dezembro de 2015, quando a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu o processo de candidatura ao programa de apoio ao desenvolvimento de infraestruturas desportivas e equipamentos dos escalões de formação.

A 25 de novembro de 2016, soube-se que Casa do Povo do Pego e Tramagal Sport União foram as duas equipas do concelho de Abrantes a serem contempladas no programa de apoio a projetos na área do desenvolvimento do futebol. No concelho de Abrantes foram apresentadas três candidaturas, tendo ficado de fora deste programa os Dragões de Alferrarede.

Ninguém baixou os braços e a Autarquia abrantina “chegou-se à frente” com o apoio necessário para que o arrelvamento dos três campos dos três Clubes que militam nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Santarém (AFS) fosse uma realidade.

Este sábado, dia 16 de dezembro, foram oficialmente inaugurados os três relvados sintéticos nos campos de futebol de Alferrarede, Pego e Tramagal. Antes da visita aos campos, teve lugar no salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia da assinatura do protocolo entre a Câmara de Abrantes, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação de Futebol de Santarém (AFS) que visa a homologação pela Federação das atividades desenvolvidas pelo Município de Abrantes no âmbito do segmento de recreação e lazer nas modalidades de futebol, futsal e futebol de praia.

Também presente, esteve o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, representante máximo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Fernando Gomes, presidente da FPF, agradeceu aos parceiros a concretização do arrelvamento dos campos e falou dos objetivos da Federação com esta iniciativa.

O protocolo, disse Fernando Gomes, “é sintomático do esforço que a FPF tem feito, no sentido de dar corpo e forma àquilo que são as suas funções enquanto entidade reguladora da atividade futebol e na proteção do seu nome e imagem nas suas competições, hoje aqui consubstanciado na assinatura com a Câmara Municipal de Abrantes e a Associação de Futebol de Santarém”.

O presidente da FPF falou também dos dois Clubes do Concelho contemplados com a comparticipação na instalação dos relvados sintéticos “e um terceiro que, de alguma forma, apanhou o comboio para ver realizado o seu sonho de também ter um relvado nas mesmas condições dos outros clubes”.

Relativamente ao objetivo do protocolo, Fernando Gomes afirmou que “a nossa preocupação é, acima de tudo, criar as condições para que a atividade seja desenvolvida de uma forma segura, através da realização dos exames médicos prévios à competição dos atletas que vão participar na prática do futebol e, por outro lado, na proteção ao seguro da atividade desportiva que é obrigatório no exercício desta atividade”.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, falou do programa de requalificação das infraestruturas desportivas que permitiu ajudar no caso dos Dragões de Alferrarede.

O governante explicou que esse apoio “se enquadra num Programa, a que chamámos de Requalificação das Infraestruturas Desportivas (PRID) (…) para ajudar diretamente os clubes de base local”. Até ao final da legislatura, o Governo conta investir no PRID um total de 4,5ME.

Acerca do protocolo assinado e da importância do mesmo, Francisco Jerónimo, presidente da Associação de Futebol de Santarém disse que este “é, seguramente, um dia que marca o nosso futuro próximo” e que o acordo entre as partes foi conseguido “através de uma relação saudável e exemplar que existe entre as entidades, sendo seguramente um bom exemplo a seguir”. Com este protocolo, “vamos integrar na família do futebol mais praticantes. O concelho de Abrantes, neste momento com aproximadamente 550 inscritos na AFS, no 5º lugar dos 21 concelhos do distrito, mas com as novas inscrições que resultam deste processo”, estará rapidamente na dianteira.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, falou aos presentes das apostas dos Município no âmbito do desporto, afirmando que “entendemos o desporto de forma transversal ao conjunto dos nossos eixos prioritários de investimento, investimento nas pessoas, em duas áreas em concreto: por um lado, porque fazemos uma aposta grande na formação desportiva enquanto potenciadora de formar cidadãos e, por outro lado, na vertente da formação para formarmos atletas”.

A presidente da Câmara lembrou também o trabalho efetuado pelos três clubes na angariação de fundos para a concretização dos arrelvamentos dos campos e da colaboração da autarquia.

“Uma palavra de grande reconhecimento ao trabalho que foi feito pelos 3 Clubes de futebol deste Concelho, os Dragões, o Pego e o Tramagal Sport União (TSU)”.

A autarca também reconheceu que, “a dada altura, sentimos que tínhamos um problema em mãos”, lembrando a não aprovação da candidatura dos Dragões de Alferrarede no programa da FPF mas, situação que foi rapidamente ultrapassada quando a Câmara Municipal “decidiu ajudar no sentido de criar igualdade de oportunidades para os três clubes mas pedimos que se envolvessem e que envolvessem as suas comunidades”.

Após a cerimónia nos Paços do Concelho, a comitiva seguiu primeiro para Alferrarede, depois Pego e Tramagal, onde foram descerradas as placas evocativas da efeméride. Referir que nos três campos, a moldura humana era representativa da importância que os relvados sintéticos trazem para as comunidades das três freguesias do Concelho.

Em Alferrarede

Em Pego

Em Tramagal

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X