Antena Livre
Deseja receber notificações?

Ponte de Sor: Câmara avança em 2025 com obras em escolas e infraestruturas para empresas

6/01/2025 às 12:46

O orçamento da Câmara de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, para este ano é de 42,3 milhões de euros, a dotação “mais alta de sempre”, contemplando a requalificação de escolas e criação de infraestruturas para empresas.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, eleito pelo PS e a cumprir o terceiro e último mandato, recordou que em 2024 o orçamento foi superior a 33,6 milhões de euros, sublinhando que este ano o orçamento conta com a “dotação mais alta de sempre na história do município”.

O orçamento foi aprovado por maioria pelo executivo municipal (seis votos a favor do PS e uma abstenção do vereador da CDU) e na Assembleia Municipal de Ponte de Sor (18 votos a favor do PS, um voto a favor do Chega, um voto contra do PSD/CDS-PP, três abstenções da CDU e uma do BE).

Este ano, segundo Hugo Hilário, o município vai avançar com as obras de reabilitação de duas escolas básicas, uma em Ponte de Sor e outra em Montargil, num investimento de cerca de 15 milhões de euros, contando com uma dotação orçamental este ano de cerca de sete milhões de euros.

“Tem [as duas obras] um impacto grande nas dotações orçamentais [do município]”, sublinhou.

A requalificação do antigo edifício da fábrica Delphi, para criar o Centro Empresarial de Ponte de Sor, também absorve uma fatia significativa do orçamento. O projeto conta, numa primeira fase, com um investimento de sete milhões de euros, esperando o autarca que sejam executados este ano “perto de 3,5 milhões de euros”.

O presidente da Câmara de Ponte de Sor indicou ainda que vão “melhorar e otimizar” os acessos ao aeródromo municipal, num investimento de dois milhões de euros, estando já contemplados para este ano no orçamento um milhão de euros para o projeto.

As obras visam apoiar e criar acessibilidades para a construção da fábrica que vai produzir a primeira aeronave totalmente desenvolvida e industrializada em Portugal, o LUS222.

O aeródromo municipal da cidade está inserido na agenda mobilizadora Aero.Next, que conta com uma dotação financeira superior a 75 milhões de euros.

Além dos apoios aos setores do desporto, instituições de solidariedade social e associações culturais, Hugo Hilário indicou que o município espera este ano concluir as obras de reabilitação numa das principais avenidas da cidade e no jardim da Casa do Povo de Ponte de Sor, dois projetos que contam com um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros.

Este ano, a Câmara de Ponte de Sor espera também avançar com o plano de valorização da albufeira de Montargil, constituído por duas praias fluviais e um espaço náutico.

O projeto tem uma dotação de cerca de 2,5 milhões de euros, esperando o município investir este ano 1,2 milhões de euros, sendo que a obra deverá ficar concluída no final de 2026, segundo o autarca.

Também este ano vão terminar as obras de requalificação do centro de saúde, suportando a autarquia metade da comparticipação nacional, na ordem dos 300 mil euros.

Em matéria de impostos, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos será de 0,30% (legalmente o valor situa-se entre 0,30% e 0,45%, ou 0,50% em alguns casos), enquanto a taxa de participação do município no IRS (1,5%) será devolvida aos habitantes do concelho.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB