Antena Livre
Deseja receber notificações?

Médio Tejo: Congresso do Desporto passa pelos 11 concelhos do Médio Tejo (C/ Áudio)

4/09/2024 às 16:39

Os Fóruns que antecedem o Congresso do Desporto arrancaram esta manhã, em Ferreira do Zêzere, onde se debateu “Desporto e Educação”.

O Congresso do Desporto teve início em 2022, com quatro municípios envolvidos. Em 2023 passaram a ser sete os municípios organizadores e, nesta que é a terceira edição, são os 11 concelhos do Médio Tejo que realizam este evento. De participação gratuita, realiza-se entre 4 de setembro e 5 de outubro, e passa então pelos 11 concelhos do Médio Tejo.

A apresentação da 3.ª edição do Congresso do Desporto teve lugar esta terça-feira, 3 de setembro, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha e foi o presidente do Município, Fernando Freire, quem deu as boas-vindas aos presentes. Fernando Freire disse ter a certeza que o Congresso vai ser um sucesso, pois conta com oradores do melhor que temos no país.

 

Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, agradeceu o facto de o seu Município ter sido convidado a entrar pela primeira vez. Até porque, como afirmou, Ourém é o concelho do Médio Tejo com mais praticantes de futebol.

 

Miguel Borges, presidente da Câmara de Sardoal, também pela primeira vez no Congresso do Desporto, destacou o tempo necessário que necessitamos para a reflexão nestes tempos mais agitados. Em Sardoal, irá falar-se de responsabilidade social que, segundo disse, está a faltar em muitos setores da vida.

 

A vereadora do Desporto da Câmara de Tomar, Rita Freitas, também estreante na organização do Congresso, falou dos poucos praticantes de desporto em Portugal e do facto do Congresso do Desporto ser a prova de que, em conjunto, o Médio Tejo é mais forte.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes e concelho pioneiro neste Congresso, deixou uma reflexão sobre se o desporto é uma coisa boa ou uma coisa má... é que para ser bom, como assegurou, tem que ser bem feito.

Já Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, também destacou o trabalho dos criadores do Congresso, Paulo Lourenço, Jorge Heleno e Pedroso Leal, e referiu que, após o Congresso, era importante que os 11 Municípios voltassem a reunir para refletir sobre as conclusões do evento. Motivar a comunidade para a participação no Congresso do Desporto esse, afirmou, é trabalho dos autarcas.

 

Alexandre Pires, vice-presidente da Câmara de Alcanena, declarou que os valores no desporto estão enviesados e deixou o desafio de inverterem essa situação pois, disse, os valores no desporto têm sido menosprezados.

 

A oferta de desporto como forma de ajudar pessoas a fixarem-se nos territórios foi o destaque da intervenção do presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira.

 

Luís Trindade da Silva é o vice-presidente e vereador com o pelouro do desporto na Câmara de Torres Novas. Falou das duas partes importantes do desporto em que, no final, passam por convívio e competição. O autarca referiu ainda o desporto paralímpico, que este ano vai ser discutido, e lembrou os dois atletas torrejanos que conseguiram diplomas nos Jogos Olímpicos de Paris.

 

Jorge Faria, presidente da Câmara do Entroncamento, voltou a destacar o trabalho dos três criadores do Congresso, bem como o de Luís Filipe Dias, vereador do desporto na Câmara de Abrantes. Para o autarca, o Congresso do Desporto é único no país e pediu responsabilidade para criar mais público para o evento.

 

Em representação do presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, esteve o vice-presidente Orlando Patrício. Foi em Ferreira do Zêzere que os fóruns arrancaram esta manhã e o autarca falou dos temas em debate, assumindo a sua própria falta de atividade desportiva.

Por parte dos criadores do Congresso do Desporto, falou à Antena Livre Paulo Lourenço. O responsável começou por contar como tem sido a organização de um evento que, desde a sua criação, não tem parado de crescer.

 

Após o sucesso das duas primeiras edições (2022 e 2023), aos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, juntam-se em este ano Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal e Tomar.

Fórum, esta manhã, em Ferreira do Zêzere. Foto: Município de Ferreira do Zêzere

A 3.ª edição do Congresso do Desporto já arrancou com os fóruns. Depois de Ferreira do Zêzere, segue-se Ourém, no dia 14 de setembro, no Teatro Municipal, onde se vai falar sobre “Desporto no Envelhecimento Saudável”.

Fotos: Município de Vila Nova da Barquinha

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB