As canoístas Francisca Laia e Joana Vasconcelos conquistaram no domingo, dia 4, a medalha de ouro em K2 200 na terceira etapa da Taça do Mundo, em Belgrado.
“Tendo em conta que estamos no início da época, é sempre um bom indicador termos bons resultados. Não é a distância olímpica, mas é sempre um bom indicador. Tendo em conta que a distância olímpica são 500 metros, os 200 metros também são importantes. Estou muito contente com o resultado”, afirmou à Antena Livre Francisca Laia.
A canoísta abrantina do Sporting, de 23 anos, olímpica no Rio2016, assumiu que a prova contou com “barcos muito muito bons em 200 metros. A prova foi muito bem disputada. Nós e as australianas fomos quase até ao fim empatadas e nós felizmente conseguimos ganhar”.
Joana Vasconcelos e Francisca Laia concluíram os 200 metros em 38,208 segundos, batendo por 440 milésimos a dupla australiana, composta por Jo Brigden-Jones e Jaime Roberts, e por 848 a dupla austríaca, constituída por Ana Lehaci e Viktoria Schwarz, segunda e terceira classificadas.
Sobre os objetivos futuros, Francisca Laia explicou à Antena Livre que sendo este o “primeiro ano de ciclo olímpico” é necessário começar a “montar uma tripulação, tanto no K2 como no K4. Estamos na altura de definir tripulações para nos tentarmos apurar para Tóquio e é importante termos agora bons indicadores”.
A canoísta afirmou que as próximas competições serão importantes para o Campeonato da Europa. Os Europeus disputam-se de 13 a 16 de julho em Plovdiv, Bulgária, enquanto os Mundiais decorrem em Racice, República Checa, de 24 a 27 de agosto.
C/Lusa