Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

TH Clothes Raid Ferraria 2025: Mais percurso, mais pilotos e uma nova categoria em prova nacional (C/ Áudio)

10/04/2025 às 16:19

“Novos desafios, provas renovadas e um calendário fantástico para uma temporada que promete grandes emoções”. Foi desta forma que foi apresentada a prova TH Clothes Raid Ferraria 2025.

A Incubadora de Empresas de Gavião foi o local escolhido para a apresentação oficial do evento que teve lugar esta quarta-feira, dia 9 de abril. A prova volta a contar com o apoio dos municípios de Abrantes, Gavião e Ponte de Sor e vai realizar-se de 23 a 25 de maio.

“A prova é composta por um Prólogo e dois Setores Seletivos, as verificações administrativas e técnicas ocorrem na manhã de sexta-feira 23 de maio e o Prólogo na parte da tarde, no sábado 24 de maio ocorre o primeiro Setor Seletivo e que será repetido no domingo 25 de maio.

A Mini-Baja, prova exclusivamente para jovens pilotos, pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno da FMP, é composta por um Prólogo (não obrigatório apenas na Mini-Baja) na tarde de sexta-feira 23 de maio e um setor seletivo no sábado 24 de maio, terminando o dia de sábado com a entrega de prémios da Mini-Baja”, informou o Clube da Ferraria.

Na apresentação, Tiago Vicente, do Centro Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria, apontou as novidades deste ano e deu conta do calendário pormenorizado das provas.

José Rita, da Federação de Motociclismo de Portugal, que apoia a prova há 15 anos, falou do associativismo e do empenho do Clube da Ferraria na prova que vai crescendo de dimensão todos os anos.

“Tenho notado um grande empenho. É, de facto, o associativismo na melhor forma”, disse o dirigente.

O Raid da Ferraria começou há 34 anos, como uma prova para integrar as festas de verão da aldeia, em 1991. É hoje um evento de referência nacional. Em anos anteriores, contavam com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal e este ano, conta com a inclusão da categoria AUTO pontuável para o Campeonato Portugal de Todo-o-Terreno da FPAK, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e com as categorias de MOTO, QUAD e SSV pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno da FMP.

Luís Metela, presidente do Clube da Ferraria, falou aos jornalistas sobre a prova e o percurso, mas ainda é cedo “para adiantar a quantidade de pilotos” que irão marcar presença.

Ter a categoria dos AUTOS a contar para o Campeonato de Portugal “é espetacular”, pois, “temos cá a comitiva toda do todo-o-terreno””. Como adiantou Luís Metela, “anteriormente tínhamos as categorias de MOTO, QUAD e SSV e agora passamos a ter classe AUTO. É estar no topo”.

Segundo o presidente do Clube, a prova dá projeção “à região, principalmente aos três municípios que nos acarinham. Vai vir uma enorme caravana de gente e vai ser bom para todos”.

Mas há mais novidades na edição deste ano, pois “vai ser um percurso maior, serão 519 km, e vamos, pela primeira vez, passar à parte norte do rio Tejo. Vamos fazer uma Especial na freguesia de Belver, que é espetacular”.

O facto de contar agora com a FMP e com a FPAK “é subir um degrau”, segundo Luís Metela.

Voltando ao número de pilotos, sendo que, “em média, costumam participar 170 a 180 pilotos”, e este ano, “estou em crer que devemos ter cerca de 50 a 60 equipas de AUTOS”, como disse o presidente do Centro Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria, “é fazer as contas”.

O TH Clothes Raid Ferraria 2025 está então apresentado. Será de 23 a 25 de maio e terá o seu centro nevrálgico na cidade de Ponte de Sor.

O percurso vai voltar a passar pelos concelhos de Abrantes, Gavião e Ponte de Sor e este ano, como novidade, uma Zona Espetáculo na freguesia de Belver.

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2025
Jornal de Abrantes - abril 2025
PUB