Antena Livre
Deseja receber notificações?

Proteção Civil: Mário Silvestre sobe a 2.º Comandante Nacional da ANEPC

27/05/2024 às 20:58
Fotos: ANEPC

O Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, acompanhado pelo Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte da Costa, presidiu esta segunda-feira, dia 27 de maio, à cerimónia de tomada de posse do 2.º Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Jorge Henriques Silvestre.

Mestre em Riscos e Proteção Civil, Mário Silvestre, tem 51 anos e é titular de diversos cursos de formação no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Desde 2020 exercia as funções de Adjunto de Operações Nacional do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Do seu percurso profissional, destacam-se igualmente as funções de Comandante Operacional Distrital de Santarém, cargo que desempenhou de 2013 a 2020, antes de rumar a Carnaxide, foi Comandante Operacional Municipal do Cartaxo, e Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.

É perito da União Europeia em matéria de proteção civil, tendo integrado e chefiado missões internacionais no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Em 2023 esteve no Chile no contexto dos incêndios florestais que afetaram aquele país.

Mário Silvestre assumiu em 2013 o comando operacional no distrito de Santarém, de onde saiu em dezembro de 2020 para Carnaxide. David Lobato, era o segundo comandante distrital que subiu a comandante operacional do distrito de Santarém, antes da diretiva que criou os comandos sub-regionais que iniciaram funções a 1 de janeiro de 2023.

Mário Silvestre, enquanto comandante distrital de Santarém, em Abrantes em 18-05-2020 na apresentação do DECIR Municipal (foto:Antena Livre)

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB