Antena Livre
Deseja receber notificações?

#«O Porto é uma Nação»: A publicação da UEFA no Instagram gerou onda azul e branca

27/09/2023 às 17:11

“Obrigada a todos os que nos ajudaram a chegar aos cinco milhões de seguidores” - esta é a mensagem de agradecimento da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol), por ter atingido este número de seguidores na plataforma Instagram.

Mas foi a imagem que ilustra esta mensagem a gerar uma onda azul e branca, com a humorística reação do Futebol Clube do Porto e muitos dos seus adeptos, a comentar simplesmente: “O Porto é uma Nação”. Isto porque adeptos do Futebol Clube do Porto surgem na respetiva imagem, ao lado de adeptos das seleções Suíça, Inglesa, Sueca, Espanhola, Alemã, entre outras.

Os adeptos são incansáveis em acompanhar o progresso do seu clube favorito. O FC Porto tornou-se mais popular que a seleção portuguesa, segundo muitos especialistas. Por isso, apostar em jogos de futebol do clube desperta muito interesse entre quem literalmente vive o futebol e seu clube preferido. E se é um deles, pode ler as críticas das melhores casas de apostas de Portugal: o site fornece uma lista das 15 principais casas de apostas que podem interessar a qualquer fã de futebol. Vai encontrar ainda previsões para os resultados de futuros jogos de futebol.

As seleções e um clube

Ora, como muito bem se sabe, o Futebol Clube do Porto não é uma seleção nacional, mas um clube de futebol. A imagem utilizada pela UEFA junta este clube a várias seleções europeias, facto que motivou uma reação repleta de humor do clube em causa.

“O Porto é uma Nação”, pode ler-se nos comentários da publicação da UEFA, feitos pelo próprio Futebol Clube do Porto e por muitos adeptos da equipa portista.

Nunca, como agora, a frase já bem conhecida na «antiga, muy nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto» fez tanto sentido. O clube, conhecido pelo seu enorme sentido de identidade e uma ímpar garra nortenha, aproveitou a ocasião para, uma vez mais, destacar o sentimento de unidade e comunidade, tanto do clube como da cidade.

Imagem Instagram UEFA

A publicação da UEFA soma, até ao momento, 28,6 mil gostos e cerca de 500 comentários, muitos deles associados à inclusão de adeptos do Futebol Clube do Porto ao lado de adeptos de seleções europeias. «O Porto é maior que Portugal», pode ler-se numa das divertidas respostas a este “post”.

A presença do F.C.P. nas redes sociais

O Futebol Clube do Porto é presença assídua nas redes sociais e mantém uma página de Instagram bastante ativa. A par das publicações sobre datas dos jogos, resultados e calendário da equipa, são muitas as publicações que pretendem sublinhar a identidade única do clube e o compromisso deste com os seus adeptos.

Os corações azuis e brancos são as respostas mais utilizadas pelos adeptos portistas, para reagir às publicações do clube. 

A página do Instagram do Futebol Clube do Porto tem mais de 2,4 milhões de seguidores, com publicações diárias, que pretendem unir o clube e os adeptos. Já a página oficial do Facebook dos azuis e brancos, tem mais de 4,3 milhões de seguidores, com publicações regulares. 

No TikTok, o clube nortenho tem 1,8 milhões de seguidores. É, nesta rede social, que as publicações mais humorísticas e divertidas acontecem, numa presença dirigida às mais jovens gerações de portistas.

O Futebol Clube do Porto aproxima-se dos seus adeptos e seguidores, também através do Twitter e do YouTube.

“O Porto é uma nação”

A frase, em resposta ao “post” da UEFA, não é original. Não se trata de um slogan inventado pelo Futebol Clube do Porto para dar uma resposta humorística à publicação da UEFA.

«O Porto é uma nação» é uma frase mil vezes repetida, que circula entre as gentes da cidade, com um orgulho desmedido e um caráter ímpar. A frase, carregada de sotaque do norte e rematada com um “carago”, mostra o quanto os portistas, da cidade e do clube, se sentem orgulhosos e únicos. Quem por lá passa, sabe do que falo.

 

Num espaço onde o clube e a cidade se mesclam, a resposta do Futebol Clube do Porto é, por muito divertida que possa parecer, um sinónimo da forte e exclusiva identidade que une a cidade ao clube desportivo.

 

Um sentido de pertença e de comunidade que não se explica, vive-se apenas. Como a pergunta de uma das publicações do Futebol Clube do Porto «Também és portista desde o berço?», que gera mais de 45 mil gostos. Não há palavras, parecem dizer as imagens que cunham o clube e a cidade do Porto a um espaço que bem poderia ser uma nação.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB