O momento foi simples, teve demonstrações com os campeões nacionais de BMX, patins e skate a que se juntaram jovens de Abrantes, na execução de várias manobras nos novos obstáculos do renovado Parque Radical de Abrantes.
Esta inauguração das obras que vieram requalificar e melhorar o Parque Radical de Abrantes aconteceu na sexta-feira à tarde e não passou despercebida a quem por ali passou, de carro ou a pé, e que pode assistir a algumas manobras e saltos mais arriscados.
O Parque Radical de Abrantes foi inaugurado em junho de 1999, na antiga pista de atletismo que existia junto ao Castelo. Polémicas sobre a localização à parte, a infraestrutura apresentava desgaste e a degradação das rampas e obstáculos, construídos em madeira marítima, necessitando de uma robusta intervenção de requalificação.
Com esta intervenção foram criadas novas rampas, novos obstáculos e um novo piso sintético, destinados à prática de BMX, patins e skate. Só faltam, disseram alguns dos executantes que experimentavam as novidades, “umas escadas”.
A solução encontrada para fazer face à deterioração dos obstáculos foi construí-los em betão. A opção pelo betão otimiza, de acordo com o presidente da Câmara de Abrantes, os custos com a manutenção, aumenta a durabilidade e a consistência do parque destinado às modalidades radicais.
O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, referiu que após este investimento “o Município de Abrantes pretende atrair para este espaço a realização de provas desportivas de dimensão nacional e outras atividades na área da formação desportiva relacionadas com modalidades praticadas no Parque Radical de Abrantes”.
A falar constantemente para os praticantes, espalhados pelos obstáculos do parque, o autarca vincou que “esta é uma forma de trazer jovens para junto do nosso Castelo e do nosso património cultural”, destacou Manuel Jorge Valamatos dirigindo-se a todos os jovens presentes e pedindo para que “nos ajudem a todos a cuidar deste parque que é de todos”.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
As obras de requalificação do Parque Radical de Abrantes foram executadas pela empresa Wasteland Skateparks com um investimento total de 191 mil euros.
À margem da inauguração do Parque Radical de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos confirmou, quando questionado pelos jornalistas, que o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida está quase pronto para inaugurar. Depois de muitos atrasos, quer devido à pandemia, quer devido a trabalhos muito específicos na recuperação das talhas de madeira que existem nos tetos do Edifício Carneiro, a obra está praticamente concluída.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
De notar que a abertura do Museu de Arte Contemporânea vai criar uma ligação direta entre o Edifício Carneiro e o Jardim do Castelo criando, deste modo, a possibilidade de ampliar os visitantes a ambos os espaços.
Reportagem de Jerónimo Belo Jorge
Reportagem fotográfica de Jade Garcia
Galeria de Imagens