Antena Livre
Deseja receber notificações?

Solidariedade: Primeira edição solidária do Trail “Rota do Hakea” no Campo Militar de Santa Margarida

27/06/2024 às 10:57

No dia 6 de julho irá ocorrer no Campo Militar de Santa Margarida a sexta edição do Trail “Rota do Hakea”, sendo a primeira com âmbito solidário, organizado pela Brigada Mecanizada Independente, pela Câmara Municipal de Abrantes e pelo Regimento de Apoio Militar de Emergência, sediado em Abrantes. As inscrições são gratuitas, mediante a contribuição de bens alimentares, produtos de higiene e limpeza que serão à entregues ao Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Oliveira do Tramagal.

Com a aproximação do “Dia D”, o Coronel Carlos Narciso refere que a edição será uma prova de running e contará com “novas experiências e sensações em trilhos distintos que percorrem trilhos e caminhos de Abrantes, Constância e Chamusca”. Está definido um numero máximo de 700 participantes entre as quatro modalidades : trail longo, trail curto, trail curto com carga e caminhada, as três primeiras com carácter competitivo, reforçando o facto de ser “indispensável que aceitem e cumpram” os requisitos, como explica o coronel:

Coronel Carlos Narciso

O Brigadeiro-General Luís Calmeiro, comandante da Brigada Mecanizada, refere que uma das matrizes do exército é a “abertura à sociedade” e esta iniciativa tem em linha de vista ajudar quem mais precisa. O mesmo incita um “apelo a todos quantos irá chegar esta mensagem que não se distraiam” e que se inscrevam, pois já estão “inscritos 361 atletas”. E refere que apenas 30% destes inscritos são do Campo Militar de Santa Margarida. Destaca ainda que é importante manter o espírito solidário, pois tinham intenção de fazer algo que não se esgotasse no primeiro dia e fizesse repercussão nos dias e meses seguintes. O Brigadeiro-General salienta ainda que “uma das formas de preservar o ambiente é usar o campo com provas desportivas e trazermos os cidadãos para dentro de portas e ter um sábado agradável”, fazendo assim os cidadãos poder usufruir das “paisagens deslumbrantes” que o Campo Militar de Santa Margarida tem para oferecer.

O atleta Tiago Vieira, padrinho do Trail “Rota da Hákea” aponta que a iniciativa ajuda “não só no carácter social” como ajuda na promoção do turismo de natureza. Refere ainda, que o Trail tem “pernas para andar” e mostra o seu descontentamento por não conseguir estar presente no dia da competição por ter outra prova agendada, mas garante ter presentes familiares a apoiar a prova.

O vereador Luís Dias, da Câmara Municipal de Abrantes, refere que o “ desporto é o maior fenómeno social do mundo”, reforça que o desporto detém valores e algo que “transforma personalidades”. Mostra ainda o contentamento do Município de fazer parte desta iniciativa e admitindo que é um “investimento que vale a pena” e que “estão sempre disponíveis para colaborar”.

Quanto à escolha da instituição, para a qual vão ser doados os bens, Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Oliveira do Tramagal, indica o trabalho extraordinário dos mesmos. Pedro Rodrigues em representação do Centro destaca que os bens mais necessários são bens alimentares, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e brinquedos para os mais novos. A recolha de bens será efetuada no local da prova.

O inicio de julho será marcado pela solidariedade e pelo turismo de natureza e militar que ocorrerá neste Campo Militar, onde esperam estar presentes os 700 inscritos com vista a ajudar da melhor forma o Centro Social do Tramagal. As inscrições estão abertas até as 17h00 do dia 30 de junho através de www.trilhoperdido.com, para mais informações pode ser contactado o email trailrotadahakea@gmail.com

Cristiana Farinha

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB