A menos de seis meses do início do próximo Campeonato Europeu de Futebol, as expectativas começam a aumentar e os maiores fãs da modalidade já começaram a estudar os cenários e a dificuldade de cada jogo.
Depois de uma fase de qualificação inédita, ao longo da qual Portugal venceu todos os jogos de forma convincente, será que Portugal é visto como um dos principais candidatos à vitória do torneio? Ou, como alguns especialistas defendem, Portugal não foi testado verdadeiramente de forma séria e é uma incógnita?
Neste artigo vamos olhar para os adversários da seleção lusitana, mas também para as previsões de futebol de alguns dos sites mais reputados da atualidade, por forma a traçar um cenário mais detalhado sobre o caminho que Portugal terá que traçar na fase de grupos do Euro 2024.
No sorteio da fase de grupo para o Euro 2024, Portugal voltou a ter uma boa dose de certa, tendo escapado aos adversários teoricamente mais complicados. Contudo, é um grupo equilibrado, nos quais os adversários prometem complicar a vida da equipa lusitana.
Portugal faz parte do grupo F e terá como adversários: a Turquia, a República Checa e o vencedor do caminho C do Play-off que inclui os jogos Geórgia - Luxemburgo e Grécia - Cazaquistão. Olhamos em seguida para cada um destes adversários.
● A Turquia garantiu o apuramento para o Campeonato Europeu vencendo o grupo D, na fase de qualificação. Foi um grupo equilibrado, onde também constava a Croácia, País de Gales, Arménia e Letónia. A Turquia terminou com 17 pontos (5 vitórias, dois empates e 1 derrota). A atual geração de jogadores turcos, com nomes como Çalhanoğlu, Kökçü, Salih Özcan, Demiral e Arda Güler promete ser um opositor difícil para Portugal.
● A República Checa chegou ao Europeu através do segundo lugar no grupo de apuramento E. De forma um pouco inesperada, os checos, que, teoricamente, eram os favoritos para vencer o grupo, terminaram na segunda posição, com os mesmos pontos da Albânia. Os outros adversários foram a Polónia, a Moldávia e as Ilhas Faroé. Os checos terminaram a qualificação com 4 vitórias, três empates e 1 derrota. Em termos de qualidade individual, esta equipa não tem a mesma magia de outrora, mas sobressaem nomes como Souček e Coufal.
● Quanto ao vencedor do Play-off é difícil de prever o desfecho, já que se tratam à partida de jogos equilibrados. Contudo, podemos perspetivar que a seleção que vencer o Play-off ficará, à partida, com o papel de principal outsider do grupo F.
Em suma, o grupo de Portugal no Euro 2024 parece equilibrado, mas a seleção portuguesa é o claro favorito a conquistar o primeiro lugar.
Apesar de ter realizado um percurso brilhante na fase de apuramento e de contar com uma das suas melhores gerações de sempre, a equipa portuguesa não é apontada como uma das principais favoritas pelas casas de apostas.
De uma forma geral, os principais candidatos à vitória são: Inglaterra, França, Espanha e apenas depois surge Portugal.
Inglaterra destaca-se desde logo por finalmente se apresentar de forma sólida e por ter uma equipa extremamente equilibrada. Ao longo da fase de grupos, os ingleses alcançaram seis vitórias e dois empates. Em termos de qualidade individual, o destaque vai do meio-campo para a frente, secções do terreno onde pontificam jogadores como Foden, Henderson, Rice, Bellingham, Kane, Saka e Rashford.
Por sua vez, a França venceu o seu grupo com 7 vitórias e apenas um empate. Com um futebol claramente de ataque, os franceses marcaram 29 golos e sofreram apenas 3. É uma geração forte, com destaque para nomes como Koundé, Konaté, Hernández e Rabiot. A frente de ataque é das mais temíveis, com Griezman, Giroud, Dembelé e Mbappé.
Finalmente, a Espanha ocupa o pódio dos favoritos. Passeou no apuramento, com 7 vitórias e apenas uma derrota. Não é uma equipa tão entusiasmante quanto outrora, mas com jogadores como Carvajal, Gavi, Rodri, Morata, Torres e Joselu, continua a ser uma das principais favoritas à conquista máxima.
Estes serão os principais adversários de Portugal na luta pela conquista do Euro 2024. Veremos se Portugal consegue voltar a surpreender o mundo do futebol.