Mação acaba de ver os seus primeiros cinco percursos pedestres de tipo PR (Pequena Rota) homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP). Os percursos pedestres já homologados são a Rota do Cabeço da Cruz, a Rota do Brejo e Bando dos Santos, a Rota do Carvoeiro, a da Ortiga Sul e a da Queixoperra.
Para Leonel Mourato, mentor do projeto, “é uma alegria enorme anunciar estas homologações. São 5 rotas, quase 80 quilómetros no total, prontos a serem percorridos. Esperamos que quem venha goste e desfrute do contacto pleno com a natureza. Mação vale muito a pena”.
As cartas de homologação emitidas pela FCMP são certificados de qualidade cuja atribuição obedece a exigências relativas ao traçado, marcação e manutenção dos percursos pedestres, nomeadamente no que diz respeito à segurança dos praticantes e à preservação do ambiente.
Recorde-se que os percursos das Rotas de Mação contemplam um plano de segurança e socorro pioneiro a nível nacional e que este tem sido desde sempre um dos principais focos de atenção do grupo de trabalho.
Com a homologação e com o recém lançado site www.rotasdemacao.pt, os percursos pedestres deste concelho ganham a partir de agora maior visibilidade a nível nacional e internacional e as expectativas apontam para uma cada vez maior adesão ao projeto.
O aumento significativo do pedestrianismo em Portugal, fruto do empenho das autarquias e da FCMP, entre outras entidades, dão sinais positivos quanto à aposta de Mação na promoção da prática desta modalidade desportiva e, paralelamente, à divulgação do seu território e do seu património.
Para isso contribuirá também a aplicação para dispositivos móveis, que deverá ficar disponível muito em breve, com informação sobre todas as rotas do concelho. Neste momento, o grupo, que conta conseguir homologar 14 percursos pedestres até 2022, está já a trabalhar em quatro novas Pequenas Rotas.
O acompanhamento dos trabalhos pode ser feito através das redes sociais e também no site. Já a informação relativa aos percursos pedestres homologados tanto podem ser consultados online como nos QR Codes disponíveis nos painéis informativos.
Geossítio Marmitas das Azenhas - Poço das Talhas (Rota da Queixoperra)