Município Abrantes
PUB

Emprego: Abrantinos criam plataforma de recrutamento e oferta de empregos

7/05/2022 às 10:03

É uma plataforma informática recente que tem como objetivo crescer e tornar-se no portal de emprego da região do Médio Tejo e, quem sabe, ir mais além.

A página ”www.jobsabrantes.pt” foi criada por três abrantinos, desde a ideia inicial até à concretização de desenho e programação informática e junta num mesmo sítio as ofertas de emprego associadas a outros serviços e ferramentas que têm o único objetivo de facilitar o processo de inscrição, procura de vagas e até reuniões online entre candidatos e empregadores.

Alberto Barreiro, CEO e formação profissional, Joana Barreiro Alves, marketing e recursos humanos, e Jorge Ferreira, programação e web design, são os três empreendedores que lançaram este portal ou serviço para o mercado do concelho de Abrantes. Alberto Barreiro disse ao Jornal de Abrantes que este é um portal de “oferta e procura de emprego e a ideia surgiu depois de ter fechado as minhas empresas em 2019. Na altura pensei: o que é que vou fazer agora? E a resposta foi vou ajudar as outras empresas.” Alberto Barreiro explicou depois que, enquanto empresário, tinha muita dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. E adiantou que existem muitas plataformas de emprego mas nenhuma como esta.

E o que é que distingue a jobsabrantes das outras? “Tem quatro áreas que a distingue” justifica o CEO do portal. “Há o normal em que os empregadores indicam a oferta com o email para onde os candidatos podem enviar currículos; há depois uma fórmula automática em que o portal faz uma filtragem automática dos candidatos facilitando os recursos humanos das empresa; depois há uma terceira via em que o portal vai à procura dos candidatos através de ligações a bases de dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional ou até mesmo com recurso às redes sociais; e há ainda uma zona de classificados grátis onde qualquer pessoa pode anunciar oferta de trabalho ou até vendas de serviços. Há ainda, em breve, uma loja onde as pessoas poderão vender produtos.”

Alberto Barreiro disse que a plataforma tem muitas horas de trabalho, mas que está online a cem por cento desde março. “Quando pensámos na plataforma pensámos logo em alargá-la a Constância, Mação e Sardoal, porque Abrantes é um meio relativamente pequeno e por isso vamos aos concelhos em redor de Abrantes.”

É uma plataforma informática recente que tem como objetivo crescer e tornar-se no portal de emprego da região do Médio Tejo e, quem sabe, ir mais além. A página ”www.jobsabrantes.pt” foi criada por três abrantinos, desde a ideia inicial até à concretização de desenho e programação informática e junta num mesmo sítio as ofertas de emprego associadas a outros serviços e ferramentas que têm o único objetivo de facilitar o processo de inscrição, procura de vagas e até reuniões online entre candidatos e empregadores.

Alberto Barreiro, CEO Jobs Abrantes

Para uma empresa fazer uma oferta de emprego na plataforma o processo é muito simples. “Basta fazer o registo com o número de contribuinte, a plataforma automaticamente preenche todos os campos. Recebe um email de confirmação de dados e fica logo pronta para carregar as ofertas. Seja através de plataformas próprias (no caso de empresas de trabalho temporário) ou poderá colocar na jobsabrantes. O candidato tem o currículo e as redes sociais e o empregador pode ver logo todo o perfil da pessoa que se está a inscrever”, descreveu Alberto Barreiro que acrescentou "os filtros da plataforma fazem logo a seleção consoante as necessidades. Acrescenta o CEO que quando qualquer entidade carrega uma oferta de emprego, todos os candidatos inscritos recebem uma notificação por email com essa nova possibilidade de trabalho."

Alberto Barreiro revelou ainda que as entidades empregadoras que estejam registadas podem utilizar uma outra ferramenta que é a utilização de uma sala de reuniões virtual, com base na “jitsi”, para entrevistas com os candidatos às vagas, sem que este tenha de se deslocar fisicamente às empresas.

Estas foram dificuldades que Alberto Barreiro foi anotando na sua vida empresarial e que agora, através da plataforma, pretende ajudar as empresas a agilizar estes processos.

Neste momento a jobsabrantes é um projeto sem fins lucrativos, mas que se crescer como os empreendedores esperam poderá ganhar corpo e dar lugar a uma empresa de recursos humanos.

No final de abril a jobsabrantes tinha 154 candidatos registados, 32 empresas, 62 ofertas de emprego e 39 classificados. O objetivo aponta a ser o portal de emprego de referência na região de Abrantes.

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2022
Jornal de Abrantes - junho 2022
PUB