Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

TAGUS: Aprovada por unanimidade Estratégia TAGUS 2027 – Valorizar o Ribatejo Interior

11/08/2023 às 09:58

No dia 7 de agosto a TAGUS apresentou a Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) “TAGUS 2027 - Valorizar o Ribatejo Interior” para o próximo quadro comunitário aos 50 parceiros territoriais, representativos da aplicação das políticas de desenvolvimento e dos sectores agrícola, florestal, agroalimentar, turístico, cultural e do património, social, industrial, entre outros.

Antes da aprovação das linhas principais da Estratégia, foi ainda assinado o acordo de parceria que permite que estes agentes de Abrantes, Constância e Sardoal tenham uma voz ativa na EDL, permitindo identificar oportunidades de desenvolvimento dos seus territórios e monitorizando a aplicação da Estratégia.

Com o mote “Ribatejo Interior – Um território com identidade para Viver, Trabalhar, Visitar e Investir”, a parceria pretende um território integrado, coeso e inclusivo, capaz de superar assimetrias geográficas e sociais, e de responder aos desafios do desenvolvimento económico sustentável, das alterações climáticas, da qualificação digital, da gestão dos recursos naturais e humanos e da eficiência energética.

A Estratégia de Desenvolvimento Local da TAGUS resulta de um conjunto de ações em que se têm ouvido a população e diversos atores do território, focando-se em quatro eixos temáticos: Desenvolvimento Económico, Digitalização, Inovação e Qualificação; Alterações Climáticas e Sustentabilidade de Recursos; Qualidade de Vida, Inclusão e Inovação Social; Coesão interna, Competitividade Externa, Dinamização e Cooperação em Rede.

A operacionalização do Desenvolvimento Local de Base Comunitária é concretizada através de duas fases distintas, sendo esta a primeira, que se consubstancia na qualificação das parcerias e submissão de uma macro estratégia de desenvolvimento local para o território.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior é entidade gestora das parcerias no âmbito do programa LEADER, desde 1994.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB